Infografia digital elevada a outro nível.

A infografia é a antiga arte de transformar muita informação em algo que se explica sozinho. Dominada por poucos, esta arte tem o objetivo de facilitar a leitura e compreensão de um número excessivo de dados. Ao invés de uma planilha, é criado algo que pode ser explorado visualmente.

No meio digital este formato fez muito sucesso nos últimos anos, com o surgimento de diversos infográficos, que eram postados em excesso em diversos blogs, inclusive aqui. Mas utilizar o infográfico deste jeito está muito longe de explorar o real potencial dos meios digitais.

Nos meios impressos, a infografia fica limitada a tinta, tendo o mínimo de interatividade que você pode imaginar. Isto ainda é agravado pela limitação do papel, já que você dificilmente vai ter espaço muito maior que algumas folhas de alguma revista qualquer. Não estou desmerecendo o trabalho daqueles que trabalham com o meio impresso, eles apenas têm um desafio talvez até maior.

Já nos meios digitais temos uma infinidade de possibilidade, com gráficos em movimentos, interações em tempo real com o usuário, atualizações periódicas de dados, vídeos, fotos, animações… é muita coisa. Existem diversos ótimos exemplos de infografia digital bem trabalhada por aí, como o “A evolução da web” e o “Big Mac Index“, mas este outro merece destaque.

Mapeando Informações sobre Armas” é um infográfico interativo criado pela PRIO (The Peace Research Institute Oslo) que tem como objetivo mostrar como funciona o mercado de armas no mundo, revelando quanto cada país importa e exporta de produtos relacionados a armas e com quem estes países estão negociando. O trabalho é uma obra prima, não apenas pelo seu conteúdo, mas pelo forma como o conteúdo está disponível e como o usuário pode interagir com os dados.

infografia-digital-mapping-arms-data

Mapeando Informações sobre Armas

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail