Imprevistos acontecem – A importância da Interação com o público

Há alguns dias atrás me deparei com uma situação na qual eu não esperava, tínhamos realizado uma promoção no Facebook onde sortearíamos uma matrícula de um curso online para uma pessoa. Para realização do sorteio usamos um aplicativo de terceiros.

No dia do sorteio, como já tínhamos previsto, a interação com nossos fãs aumentou significativamente, tudo estava normal, realizamos o sorteio, até ai tudo bem, mas o problema surgiu quando fui ver o ganhador, o aplicativo deu um probleminha e não mostrava quem foi a pessoa que ganhou a promoção.

A partir daí fui tentar solucionar o problema e percebi que a medida que o tempo se passava (não estou falando de horas e sim minutos…) a interação entre as pessoas e entre os fãs e a marca aumentavam, percebi que aquele ar de mistério agradava o nosso público. Vi que senão tivesse dado o problema eu teria perdido bons momentos de interação com o nosso público, pois já teria divulgado o ganhador.

A partir do momento que vi que o estava demorando e não conseguia resolvê-lo, me apresentei como o gerente responsável da empresa e falei o problema que tinha ocorrido e o que estávamos fazendo para solucioná-lo. Essa atitude nos gerou bastante “curtir”, e no meio de tantos curtir, comentários, risos, sugestões… saíram algumas ideias entre elas a de criarmos um grupo de discussão sobre temas da área e também foi sugerido por uma fã, e que por sinal foi curtido por diversas pessoas, que sorteássemos dois cursos devido ao atraso.

Conclusão: Entrei em contato com os desenvolvedores do aplicativo, solucionamos o problema e sorteamos, no outro dia, dois cursos como pedido pelo nosso público.

Esse imprevisto acabou me fazendo refletir sobre alguns pontos que devemos levar em consideração ao trabalhar nas redes sociais:

– Imprevistos acontecem, mas o mais importante é a forma de como você irá solucioná-lo;

– Do outro lado estamos lidando com pessoas e não com maquinas e pessoas gostam de respostas rápidas assim como comentado no artigo “Clientes 2.0”e o atendimento;

– No meio das pessoas que estão se divertindo com sua marca tem os que estão interessados em comprar seu produto. A cada dia que passa temos tido mais conversões de venda de produtos devido a interação com nosso público nas redes sociais;

– Fique atento as oportunidades que possam surgir, as vezes no meio de um problema surge uma ótima oportunidade. No nosso caso surgiu a possibilidade de criarmos um grupo de discussão sobre a área da empresa o que pode trazer uma maior proximidade com nosso público;

– Ouça o que seu público diz. No ocorrido que relatei foi sugerido por uma fã para sortearmos dois cursos. Concordamos e isso nos deu uma maior credibilidade com nossos fãs;

– Você deve conhecer o seu público para tomar a decisão correta. No nosso caso, como já conhecemos nosso público podíamos prever algumas atitudes que eles teriam;

– Instigue as pessoas que têm mais contato com sua empresa a interagir com sua marca e com seus fãs;

– Curta os comentários interessantes de seus fãs, isso gera maior interação e não uma “interação” unilateral;

– Quando tiver problemas se identifique como o responsável (gerente, analista…) e deixe sempre claro o que você está fazendo para solucioná-lo;

– Deixe sempre um ar de mistério no ar antes de tomar qualquer decisão, isso aumenta a expectativa e gera interação entre os fãs e entre sua marca e os fãs;

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

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