Google vai punir sites com pirataria. Será que é só pela bondade?

O Google é disparado o buscador mais utilizado no mundo, então qualquer modificação nele afeta milhões de pessoas inevitavelmente. Além de suas recorrentes atualizações de algoritmo, que geralmente não mudam muita coisa para o usuário final, eles tentam continuar comprovando que a sua é a melhor busca.

Desta vez o Google anunciou que nas próximas semanas o seu algoritmo deve desqualificar os sites que contiverem qualquer conteúdo pirata. Isto é ruim para muita gente, bom para muitas indústrias e ótimo para quem oferece conteúdo sem estar com o rabo preço com a justiça. Mas o Google já avisou que apenas “ter pirataria” não vai desqualificar o site, vai depender da boa vontade dele em manter esse conteúdo fora dali, como o Youtube faz.

Entre os serviços que vão se beneficiar estão o IMDB, um enorme banco de dados de filmes; O Apple iTunes, que vende conteúdo em formato digital; E, é claro, o Google Play, o serviço do Google que também vende conteúdo digital. O Google se tornou tão grande que qualquer ação sua, beneficia diretamente outro serviço seu (isso pode ser muito bom ou muito ruim).

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail