Google+ representa perigo para várias empresas

Se você pensa que é apenas o Facebook que pode (ou não) estar preocupado com o Google+ sinto lhe informar que você está equivocado, não é apenas o Zuckerberg que está analisando cada novidade do Google+, podemos ver que várias outras empresas e serviços estão realmente preocupadas com os seus serviços.

Podemos trazer aqui uma lista de diversos serviços que se preocupam com essa investida da Google. Nenhuma destas corre o risco de sumir, mas todas estão em risco de perder um pedaço de seu mercado.

Flickr, Picasa e Photobucket

Flickr e Picasa: O Picasa é um serviço de imagens da Google que nunca recebeu muitas atenção, mas agora ele vai ser integrado com mais este serviço (atualmente é integrado com o Blogger). O Flickr e alguns outros serviços devem estar preocupados, já que eles já estavam todos preocupados com o fato de Facebook ser a maior rede social de compartilhamento de fotos, agora vão se preocupar mais uma vez.

Não podemos esquecer também do Photobucket (que atualmente mantém uma parceria com o Twitter) e de alguns outros vários sites de compartilhamento de fotos e imagens.

Twitter, apesar de estar indo muito bem obrigado, também corre o risco de ver pessoas usando apenas o Google+ (assim como alguns já fazem com Facebook). Apesar de a investida em microblog da Google, o Google Buzz, não teve muito sucesso em seu lançamento, mas já o Google+ pode acabar suprindo este mercado. Tumblr também é um microblog e vê o Google+ usando recurso semelhante ao “reblogar”, mas chamado de “compartilhar” dentro do serviço.

Gowalla vs Facebook Places vs Foursquare

Facebook Places, Foursquare e Gowalla também se sentem ameaçados, apesar de o Latitude integrado com Google Maps não ter feito assim tanto sucesso, mas agora que o serviço também está integrado com o Google+ surge uma nova possibilidade. O serviço não tem os pontos e as badges, mas para quem quer apenas compartilhar a sua localização com amigos e familiares, está ferramenta vai ser ótima (principalmente por poder compartilhar estas informações apenas com círculos específicos).

Skype, praticamente o principal serviço de conversa por áudio e vídeo online que temos hoje, também está assustado (e muito) com a chegada do Hangout, serviço semelhante ao Skype, mas dentro do Google+. Mas se formos ver as notícias dos últimos dias, talvez não estejam tão preocupados , já que rumores apontam a integração da empresa com o Facebook Chat. Mesmo que essa integração seja confirmada nos próximos dias, o Hangout e Skype vão ser grandes concorrentes.

E você, lembra de alguma outra ferramenta/serviço que pode ser ameaçado(a) ou não concorda com algo que foi dito aqui? Comente!

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail