Google quer tornar seus resultados ainda mais sociais.

Com o crescimento das redes sociais e mídias sociais todas empresas procuram ser cada vez mais sociais. O ::tag(“google”,”Google”):: que domina o mercado de buscas a muito tempo, mas que tem sérios problemas para entrar nesta onda “social”, mesmo após diversas tentativas como o ::tag(“orkut”,”Orkut”)::, Google Buzz, etc, ainda não conseguiu.

Mas não podemos negar que a ::tag(“google”,”Google”):: sabe da importância deste lado social e já faz tempo que tenta fortalecer suas buscas com integração com diversos serviços sociais. Desta vez o ::tag(“google”,”Google”):: lançou mais uma alteração neste sentido (disponível apenas no ::tag(“google”,”Google”):: americano, como sempre) que traz este “toque social” com mais força ainda.

Como vocês podem ver nessa imagem, até agora o ::tag(“google”,”Google”):: reservava um espaço apenas para as “social search”(buscas sociais), como era chamado o bloco.

Modelo "antigo" da integração social do Google (Imagem via Mashable)

Modelo "antigo" da integração social do Google (Imagem via Mashable)

Aqui podemos ver o que seria o novo modelo, onde todo esta integração social estaria presente junto com os resultado, sem precisar de uma bloco especial para isto:

Novo modelo da integração social do Google (Imagem via Mashable)

Novo modelo da integração social do Google (Imagem via Mashable)

Com certeza o ::tag(“google”,”Google”):: procura está integração com estas ferramentas para tornar a sua busca cada vez mais relevante, afinal, se existe gente dentro do seu circulo de amizade compartilhando algo, há grandes chances de você se interessar por aquilo também.

A integração ainda parece “leve”, mas quem sabe poderemos ver ela evoluindo e em um futuro próximo poderemos “curtir”, “tweetar” ou “compartilhar” um resultado com mais facilidade, fortalecendo ainda mais o resultado das buscas.

O que está situação muda para o SEO? Muito cedo ainda para afirmar, mas podemos ver que essa busca pelo lado social do ::tag(“google”,”Google”):: abre portas para o conteúdo de qualidade, ou seja, cada vez fica mais difícil “enganar” os robôs dos buscadores. Você precisa de conteúdo de qualidade, porque é isso que as pessoas vão querer compartilhar.

Está situação também me fez lembrar de um texto onde falamos sobre a possibilidade das ::tag(“redes-sociais”,”redes sociais”):: “matarem” o buscadores ::tag(“google”,”Google”)::. ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/porque-o-twitter-e-facebook-podem-matar-o-google”,”Porque o Twitter e o Facebook podem matar o Google.”)::

Update:
Para promover o lançamento desta novidade em suas buscas, o ::tag(“google”,”Google”):: lançou este vídeo explicando um pouco mais sobre a novidade.

Notícia via Mashable (Google Search Become More Social)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail