Google+ lança as suas próprias comunidades – Orkut próximo do fim?

Ontem uma notícia muito interessante fez o Google+ voltar a ser assunto na área de mídias sociais.

Acontece que finalmente eles lançaram um recurso para abrir espaço para discussões, já que até agora o máximo que havia eram interações dentro dos perfis de usuários.

A novidade, chamada de comunidades – provavelmente em uma referência ao Orkut – traz a possibilidade de às pessoas com interesses em comum de se unirem e se conhecerem em um único local. Mas a semelhança com as comunidades do Orkut param por aí, já que as funcionalidades da ferramenta se assemelham muito mais com os grupos do Facebook.

Comunidade “se cuida Facebook”. Parece que as comunidades sem sentido já estão migrando do Orkut também.

Apesar de haver algumas funcionalidades extras, como a categorização de publicações para segmentar a publicação dentro da comunidade, e ainda contar com todas as ferramentas do Google+, como o hangout, a ferramenta ainda não substitui totalmente as comunidades do Orkut, que eram facilmente dívidas por tópicos. É uma pena.

O visual e o conceito estão ótimos, resta saber se isso vai ser o suficiente para aquelas milhares de pessoas que usam o Orkut saírem de lá e migrarem para a nova rede social. Ou será que o Google planeja forçar ainda mais esta migração?

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=lpUDWCSRQIU /]

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail