Google Glass deve ganhar leis específicas para o seu uso em breve.

Desde o surgimento dos primeiros rumores sobre o GLASS, o óculos de realidade aumentada do Google, diversas pessoas têm demonstrado preocupações em relação à chegada de um tecnologia disruptiva como está.

Alguns assuntos e perguntas que foram feitas sobre o aparelho foram citadas em um recente texto sobre o Google Glass que postei aqui. Mas talvez o mais preocupante deles seja o uso desta tecnologia ao volante. Diversos países trabalham diariamente com campanhas contra o uso de smartphones enquanto se dirige, alegando que a distração causada por eles tem causado acidentes em todo o mundo. Se apenas um celular está causando tantos problemas, o que um óculos de realidade aumentada poderá fazer?

Leis ao redor do mundo tentam controlar o uso de mensagens de texto enquanto se está utilizando um carro, e todas ainda têm muita dificuldade de serem aprovadas. Como será com o GLASS? É isto que Gary Howell, legislador republicano dos EUA, está levantando.

sergey-brin-google-glass

Mesmo sem o produto ter sido lançado ainda, sabemos que ele irá trazer diversos problemas semelhantes aos que já temos com os smartphones. Então será que não devemos pensar em legislações para esta tecnologia antes que pessoas provoquem acidentes com ela?

Nem o Google, que criou o produto, esconde que tecnologias como esta trazem novas discussões. Em comunidade oficial, o porta voz da empresa declarou:

“Novas tecnologias sempre fazem surgir novos problemas. Nós, na realidade, acreditamos que há um enorme potencial para melhorar a segurança em nossas estradas e reduzir acidente.”

É claro que estas leis estão sendo pensadas apenas por causa do Google Glass, que é um produto de uma empresa, mas sabemos que outras empresas trabalharam em tecnologias semelhantes com funções semelhantes e que, querendo ou não, devemos estar preparados. De qualquer forma, também acho cedo para que já se criem leis, mas não vejo porque não haver discussões e projetos que já prevejam os possíveis problemas e nos deixem mais preparados para o futuro que vamos enfrentar.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail