Google ganha dinheiro e não nega isto!

Em um post anterior – Qual o Verdadeiro Objetivo do Google – em um dos comentários “fui” indagado por não ter “exposto os lucros” que o Google recebe com seus serviços.

Obs.: no próprio comentário realizado o Dennis Altermann, foi explicado algumas coisas sobre o possível lucro do Google.

A maior “fonte de renda” do Google vem do Google Adwords e do Google Adsense, vou explicar um pouco sobre estas duas “arvores do dinheiro”.

Google AdWords: Este serviço oferecido pelo Google é a forma mais conhecida das empresas em busca de publicidade on-line, através deste serviço é possível pagar uma quantia X (fica a seu critério quanto quer pagar por cada clique em seu link) para que seu site apareça em uma coluna separada ao lado direito da caixa de busca, ou em uma “caixa” amarela, estes links são conhecidos como “links patrocinados”. Estes links são separados por um simples motivo, não atrapalhar a lista de sites ranqueados pelo Page Rank, ou seja, neste caso o Google tenta apresentar os sites mais relevantes aos usuários sem influência financeira.

Logo Google

Você sabe o motivo de se colocar os “links patrocinados” ao lado direito da pagina? No inicio da implantação dos links patrocinados, foi realizado uma pesquisa e também testes com os usuários, e foi constatado que os links apresentados ao lado esquerdo da pagina eram vistos primeiro, ou seja, o intuito era continuar proporcionando aos “links gratuitos” a maior visibilidade do site. Quanto ao motivo de se colocar os links da coluna da esquerda em uma caixa amarela era o mesmo, não favorecer os links patrocinados, mas sim de alertar aos usuários de que tais links são pagos por isto estão nas primeiras posições.

Os principais objetivos que o Google AdWords pretende atingir é a Objetividade, ou seja, quando você especifica a palavra chave que seu anuncio estará vinculado, o mesmo irá apresentar seu link que foi propositalmente relacionado a seu produto ou serviço em questão. Retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI, você só ira pagar pelos cliques que receber em seu site através destes links, Eficácia na comunicação, neste caso é possível ter um controle sobre os resultados em tempo real, o que pode tornar a mudança de estratégia muito mais eficaz, Flexibilidade no orçamento, antes mesmo de iniciar, você irá definir quanto deseja pagar ao Google por cada clique recebido em seu site, depois disto você pode definir quanto você deseja gastar, ou seja, se pretende pagar 1,00R$ por clique e definir investir 100,00R$ você poderá receber 100 cliques através do Google, isto torna ainda mais eficaz seu investimento.

Para começar é necessário criar uma conta no Google AdWords e pagar a taxa única de ativação, depois disto você deve definir quanto irá investir, o próximo passo é informar o valor máximo que está disposto a pagar pelo clique, este valor não pode ser menor que um Lance Mínimo (este lance está inteiramente relacionado a palavra chave escolhida).

Quando você paga uma taxa especifica por cada palavra chave, mas um concorrente pague uma quantia maior pela mesma palavra chave, ele não será ranqueado automaticamente a sua frente, pois assim como o Page Rank dos “links gratuitos” os links patrocinados são ranqueados de acordo com sua importância.

Caso tenha interesse em investir neste serviço e ter mais informações sobre o mesmo segue o link (http://www.google.com.br/intl/pt-BR/adwords/educacao-br/ ) com a explicação do próprio Google para utilização, pagamento e dicas.

Google Adsense: Este serviço oferecido pelo Google proporciona a todos os administradores de Sites pequenos ou grandes, a adicionarem em suas paginas Anúncios segmentados do Google, sendo possível gerar receita (dinheiro) a cada clique sobre estes anúncios.

Como ele funciona: basta criar uma conta no Google e vincular a mesma ao Google Adsense, a partir deste momento você irá realizar os procedimentos de criação de Blocos de anúncios, editar os mesmos de acordo com seu site, ou seja, configurar o tamanho adequado, editar a cor de fundo, das letras e assim por diante. Após isto será necessário que você adicione o código gerado pelo Google, em seu código fonte.

Através do Google adsense, você consegue gerar receita a cada clique que recebe nos anúncios publicados em seu site, lembrando que cada anúncio “paga” um valor diferente, assim como nos links patrocinados é o responsável pelo anuncio que irá “escolher” quanto deseja pagar para cada clique em seus anúncios vinculados ao Adsense.

O Google Adsense assim como o Google Adwords possui diversas configurações e edições, então caso esteja interessado no que o serviço possa lhe oferecer, recomendo que leia mais no próprio site do Google sobre o Google Adsense:

https://www.google.com/adsense/support/?sourceid=aso&subid=ww-ww-et-asui&medium=link

Este artigo tem apenas o intuito de apresentar superficialmente, como o Google ganha dinheiro e como você pode ganhar seja em visibilidade ou financeiramente com estes serviços, não tenho o intuito de dizer se A ou B é o melhor serviço para isto, pois existem diversos serviços de concorrentes, que podem proporcionar algo melhor, igual ou inferior ao disponibilizado pelo Google.

O principal motivo pelo qual o artigo foi publicado é apenas mostrar aos visitantes do Blog, que não estamos aqui para defender A ou B, estamos aqui para apresentar boas praticas, politicas e assim sucessivamente que nos foram importantes ou serão, tentando “mostrar” aos leitores o que pode ser ou já é algo que vale a pena “dar uma oportunidade”, ou simplesmente não “ignorar”.

Sinta-se a vontade para acrescentar nos artigos e deixar sua opinião, neste principalmente, pois não sou nenhum “expert”, nestes serviços Google, então caso tenham algo a acrescentar sintam-se a vontade para complementarem as ideias (iniciais) aqui expostas.

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail