Google e IAB querem melhorar a mensuração de branding na web

O Google anunciou nesta semana em conjunto com a IAB um projeto que tem como objetivo melhorar a forma de como as marcas mensuram os seus anúncios na internet, dando foco ao branding (área que desenvolve o poder da marca). Já falamos um pouco de branding e internet neste outro post.

Este projeto deve ter o nome de “Brand Activate” e deverá ser dividido em duas métricas centrais:

  • Active View
  • Active GRP

O “Active View“, que pode ser traduzido literalmente como “Visualização Ativa”, que na verdade conta o número de vezes que alguém visualizou pelo menos 50% do anúncio na tela por pelo menos 1 segundo. Um pouco confuso, mas assim que estiver aprovado e em uso será mais fácil de entender.

Um pouco mais complexo, o “Active GRP” é uma versão online do conhecido “GRP” (Gross Rating Point, ou Pontos de Audiência Bruta) que é utilizado pela mídia televisiva para prever quantas pessoas você vai atingir em cada anúncio. Para quem trabalha na área de mídia, deve estar bem mais por dentro do uso do GRP. O objetivo desta métrica é calcular a frequência e e alcance de uma campanha, mas, diferente do GRP tradicional, está é “ativa” e permitirá alterações em tempo real.

Como bem lembrado pelo pessoal do Mashable, o Facebook em 2011 também tentou implementar um forma “mais digital” do GRP em conjunto com a Nielsen, como você pode ver neste post.

Para mais informações, acesse o post oficial e assista ao vídeo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=7yBemw0eW9g]

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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