Google+ começa a ser integrado com o Orkut

Ontem foi anunciado através de post oficial que o Orkut estaria ganhando uma integração com o Google+. O Orkut, que já foi a maior rede social do Brasil por muito tempo, hoje ainda ostenta dezenas de milhões de usuários e está longe de estar morto tecnicamente (34 milhões de visitas únicas em Dezembro/11)

Mas muitos apontam que a rede social, que faz muito mais sucesso em países emergentes, não está mais dentro da estratégia atual do Google, sendo mantido apenas por causa da sua quantidade de usuários, que já não crescem na mesma frequência.

Segundo a empresa, a integração tem como objetivo apenas ajudar quem pretende migrar do Orkut para o Google+, mas não irá obrigar ninguém a fazer isso. É interessante afirmar que, até então, a posição do Google é de que o Orkut será mantido o quanto for necessário, mas as pesquisas mais recentes tem mostrado que o Orkut está realmente “morrendo”, mas não por culpa apenas do Facebook, mas também do próprio Google+ e do Tumblr, que vem fazendo muito sucesso no Brasil.

Devemos lembrar sempre que o Orkut não está morto, mas parece natural que o Google caminhe para um caminho onde o Orkut não faça mais sentido. Afinal, porque manter um serviço que concorre indiretamente com o seu outro? Entendo que eles não vão simplesmente deletar o Orkut, mas aos poucos vão tentando levar as pessoas para o Google+, disso podemos ter certeza.

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail