Frete Grátis é sinônimo de aumento de vendas na loja virtual?


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Para responder a esta pergunta temos que voltar um pouco nosso raciocínio antes do boom da internet. Você provavelmente já deve ter vivenciado a situação aonde seus pais pesquisando preços por lojas no centro da cidade tenta fechar a compra do produto desde que o frete seja por conta da loja, já vivenciou isto? Você se recorda?

Eu particularmente já presenciei bastante este tipo de situação com meus pais e percebia que era complicado o frete sair de graça nestas lojas. Em muitos casos só sairia de graça se o cliente leva-se outro produto, muitas vezes até mais caro [o que considero hoje uma total falta de respeito com o consumidor]. Bom, pelo progresso aqui de nossa leitura já percebemos que há 15 anos este processo de frete grátis era complicado, mais a loja sempre terminava vendendo muitas vezes pela marca forte que ela tinha ou até mesmo por um preço diferenciado em relação ao concorrente. Moral disto tudo é que sabemos que o cliente não tinha poder naquela época sobre eles (loja).

E nos dias de hoje a moeda virou para o lado do consumidor? A resposta é sim! Hoje são as empresas que correm atrás dos clientes com promoções de deixar qualquer consumidor com os cabelos em pé, elas fazem de tudo para você comprar. Ai você deve estar se perguntando, aonde é que entra a loja virtual nesta historia toda? Chegou a pensar isto?

Bom tudo isto que descrevi acima esta diretamente ligada com lojas virtuais. Explico: As lojas físicas estão cada vez mais se preparando e se reciclando para atender este público extremamente exigente e com dinheiro para gastar, na internet todo este processo não foge a regra com as lojas virtuais. Elas sabem desta crescente demanda detalhadamente e muitas destas lojas virtuais conhecidas por vocês trabalham com super descontos para atrair este cliente e ainda por cima disponibilizam a palavrinha mágica FRETE GRÁTIS que termina chamando ainda mais à atenção do cliente para fechar a venda.

Em pesquisa realizada por minha empresa com nossos clientes 67% deles disseram que compraram de nossa loja por saber que o frete era grátis, dai você conclui que o consumidor ele procura por qualidade direcionada ao beneficio de que esta ganhando algo a mais com esta compra. Um exemplo básico disto é o consumidor comprar um jantar e ganhar uma garrafa de vinho por conta do restaurante [qualidade direcionada ao beneficio de que vai ganhar a garrafa de vinho].

E ai, a loja trabalhando com o slogan FRETE GRÁTIS irá vender mais? Se você disse SIM esta certíssimo, ela irá vender mais, pois o consumidor esta atrás de benefícios (conforme citado no paragrafo acima), independente se aquela compra foi feita por necessidade ou impulsão. Mais tem um detalhe importante ai nesse meio de campo que serve até como tema para outro post. As lojas que trabalham com frete grátis conseguem obter um bom lucro? Qual a real estratégia do frete grátis?

Espero que tenha gostado deste post. Para mim é um imenso prazer trocar ideias e experiências vividas por mim ao longo da minha carreira profissional com vocês. Forte abraço!

PUBLICADO POR

Moises Ribeiro

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