Facebook supera Orkut no Brasil (agora Ibope confirma)

Alguns dias atrás, no dia 5 de Setembro, postamos aqui que “Facebook assume posto de maior Rede Social no Brasil“. A afirmação que muitos já esperavam algum tempo, só não se tinha certeza de quando isso iria acontecer.

Algumas horas depois de postar já fizemos uma pequena atualização, já que a informação tinha sido dada pela IstoÉ Dinheiro, mas não havia sido confirmada pelo Ibope.

Depois dessa pequena novela, o Ibope se pronunciou novamente para avisar que o fato havia realmente se concretizado em Agosto de 2011.

Segundo o Ibope, o Facebook atingiu 30,9 milhões de visitantes únicos contra 29 milhões de visitantes únicos do Orkut. Ou seja, nenhum dos dados é confirmado de forma oficial por ambas as redes sociais, mas a métrica de visitantes únicos é uma das formas mais eficazes para descobrir.

Isso quer dizer que Orkut está morrendo?

Não, não. Muitas pessoas acham que o crescimento do Facebook significa automaticamente a morte do Orkut, mas não é bem assim. Como podemos ver, ambas as redes sociais tem basicamente mesmo número de usuários ativos no momento, então podemos concluir que ambas tem o mesmo tamanho.

E se você prestar atenção no gráfico, vai perceber que o Orkut também está crescendo, mas com certeza é uma taxa muito inferior a do Facebook.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Leia mais sobre
, ,
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail