‘Facebook Page Manager’, aplicativo oficial para gerenciar fan pages pelo smartphone e tablet.

Muitas pessoas já me questionaram qual a melhor forma de gerenciar fan pages pelo celular. O aplicativo do Facebook até oferece algumas funções para você usar com as suas páginas, mas ainda não é uma tarefa tão simples. Alguns aplicativos de terceiros oferecem ferramentas um pouco melhores para esta atividade, mas também não agradam muito.

Agora o Facebook oferece uma ferramenta oficial para tal função, dando fácil acesso ao conteúdo de uma fan page, suas notificações e estátisticas direto no seu smartphone. Por enquanto o aplicativo Facebook Page Manager está disponível apenas para o iOs, através do iTunes da Apple. Mas acredita-se que vai estar em breve no Android também.

Por que ter mais um aplicativo para isto? Segundo lembra o The Verge, este aplicativo pode ser voltado para o lado corporativo mesmo, empresas que querem mais segurança em suas páginas, podendo a pessoas separar o seu perfil pessoal do profissional.

Uso Android, então não tive oportunidade de testar o aplicativo. É informado que ele não está disponível em todos os países, alguém pode confirmar se funciona bem por aqui?

No último dia 11/08/12 fui usar o Facebook no iPad e recebi a seguinte notificação, mostrando que o Facebook Page Manager estava disponível no Brasil para qualquer dispositivo com iOs:

Eu já baixei e instalei o aplicativo, está funcionando normalmente por aqui. O aplicativo “Páginas” (como é chamado aqui) oferece uma forma simples e rápida de você atualizar a sua página de onde estiver, podendo gerenciar mais de uma página através dele.

Você faz o login através do aplicativo do Facebook, portanto ainda não tenho certeza como ele funciona caso você tenha a página separada de algum perfil. Imagino que seja o mesmo processo.

 

Versão para Android

Nos últimos dia 4 de Janeiro de 2013 foi lançado (mas ainda não divulgado) a versão para Android do aplicativo “Gerenciador de Páginas”, que pode ser conferido clicando neste link da Play Store (loja de aplicativos do Android).

Infelizmente o aplicativo ainda não está disponível para o Brasil. Segundo informações, estaria disponível apenas no Canada.

Mas no XDA (famoso fórum sobre Android) já há o arquivo para instalação direto no aparelho, sem usar a Play Store. Lembrando que o download e utilização deste APK (arquivo de instalação Android) é por conta de cada um, já que o mais recomendado (por questões de segurança) seria esperar eles liberarem oficialmente na loja brasileira de aplicativos.

Caso você queira fazer o download mesmo assim, acesse este link.

 

Aplicativo do Facebook Page Manager está disponível para Android, mas ainda não no Brasil

Aplicativo do Facebook Page Manager está disponível para Android, mas ainda não no Brasil

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail