Facebook for Kids pode chegar em algum momento

Não é fantástico como as crianças estão se adaptando rapidamente as novas tecnologias? Aposto que quem for pai ou mãe não concorda muito comigo, ainda mais aqueles que entendem todos os perigos que a internet costuma esconder.

Redes sociais definitivamente não são um lugar seguro para crianças, ainda mais no Facebook onde parece que o que mais existe é gente que gosta de postar fotos de animais torturados e coisas do tipo, todos sempre por uma boa causa, é claro.

Talvez seja por isso que oficialmente seja proibida a entrada de jovens na grande maioria dos serviços de redes sociais, como o Facebook, onde a idade mínima até então é de 13 anos. Nem mais, nem menos. Mas sabemos que não é difícil de as crianças burlalem este dado. É tão (ou até mais) fácil do que um adolescente clicar no “eu tenho 18 anos” antes de entrar em alguns sites por aí.

Mas parece que o Facebook ao menos esteve sempre ciente da situação e tentou ter um controle maior, mas não é assim tão simples de segurar estas pequenas crianças que devem entender de computador melhor que a gente.

Rumores recentes apontam que o Facebook pode estar pensando em um próximo passo bem importante para aumentar a segurança dos pais em relação a rede social e claro, aumentar potencialmente o número de usuários. A princípio a informação não é confirmada e provavelmente o nome não vai ser Facebook for Kids, mas nunca diga nunca.

Os rumores apontam que a novidade deve ser um pouco mais complexa do que apenas liberar o uso de qualquer idade. As notícias falam que a conta provavelmente terá alguns diferencias, mas todos os especialistas alertam que não deve ser apenas um Facebook fechado, porque isso pode não ser interessante para a criança, portanto ela não irá adotar. Então, a solução mais óbvia, aponta que podemos ter algo relacionado a “controle dos pais”, algo comum em outros serviços.

Ao que se entende por “controle dos pais” podemos ver uma conta que só pode ser criada se for vinculada à de um adulto, que provavelmente terá alguns controles do que pode ou não ser feito.

E aí, o que você acha, iria criar uma conta para o seu filho no Facebook ou em qualquer rede social?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail