Facebook compra patentes da IBM. Estaria se preparando para a guerra contra o Yahoo?

Como já noticiamos aqui algum tempo atrás, o Yahoo parece estar ficando incomodado com o fato de não ser lá uma grande potência mais, pelo menos não na parte social. Depois de ver diversos de seus serviços serem inutilizados, vender o Delicious e ver o Flickr perdendo espaço para aplicativos de efeitos e compartilhamento, eles não vêem outro caminho a não ser se aproveitar de sua idade nesta brincadeira.

A sua vítima pode ser o Facebook, rede social que surgiu a poucos anos atrás e hoje se encontro no patamar de mais de 850 milhões de usuários espalhados pelo mundo e se preparando para abrir uma IPO de milhões de dólares. O Yahoo quer um pedaço disso, afinal, ela é da ‘velha guarda’ da internet social, não?

O Facebook, espantado e assustado com a atitude do que já foi um parceiro de negócios, resolve se preparar para o pior. Apesar de todo tamanho e valor, o Facebook possuía até então apenas algumas dezenas de patentes, praticamente nada se comparar as mais de 1.000 do Yahoo.

Segundo informações do Estadão, o Facebook comprou alguns dias atrás mais de 750 patentes da IBM, uma das maiores empresas quando o assunto é patentes de tecnologia. O valor não foi divulgado.

Será que isto vai salvar o Facebook de perder alguns milhões para o Yahoo? Ou será que isto vai acabar dando em nada?

Eu sinceramente acho a questão de patentes algo muito complicado, mas é um mal necessário. Muitos acusavam o Facebook de ter copiado diversos serviços da época e nunca ter pago nada por isso, será que chegou a hora do pagamento?

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail