Facebook anuncia o Graph Search, uma versão reformulada de sua busca interna

Diretamente de sua sede em Menlo Park o Facebook anunciou a sua última novidade, o Graph Search. Muitos rumores apontaram – e muita gente continua apostando – que o Facebook irá construir um buscador para concorrer com o Google, apesar de eles terem descartado está possibilidade diversas vezes. A novidade tem relação sim com a busca, mas ainda estamos dentro do Facebook.

O Graph Search, ou “Busca Social”, como está sendo traduzido pela empresa é uma ferramenta (disponível apenas em inglês, por enquanto) que permite você buscar informações sobre os seus amigos e conexões de forma que consiga encontrar ligações mais profundas com outras pessoas. Confira a apresentação do recurso neste vídeo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=cjTyoPt2Jos /]

Demonstração da busca social em funcionamento. Usuários faz busca refinado por assuntos.

Demonstração da busca social em funcionamento. Usuários faz busca refinado por assuntos.

O interessante é poder refinar as buscas, encontrando pessoas que gostam das mesmas coisa que você (como mostra a imagem abaixo) ou também procurando por pessoas que falem determinada língua ou que gostem de determinado animal, enfim, você pode refinar uma busca de diversas formas e encontrar pessoas que você realmente tenha uma ligação (direta ou indireta).

Nesta imagem de exemplo, a pessoa está buscando por pessoas que curtem a mesma coisa que ela.

Nesta imagem de exemplo, a pessoa está buscando por pessoas que curtem a mesma coisa que ela.

 

Você pode ter mais informações sobre a nova ferramenta acessando este link.

Após saber da novidade, a primeira questão que vem a cabeça é sobre a privacidade. Preocupado com os vários problemas que tiveram ao longo de sua trajetória relacionados a privacidade de seus usuários, o Facebook já liberou um vídeo explicando melhor a relação das configurações de privacidade do usuários e do Graph Search, como você confere abaixo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=bSji6Y66aKo /]

Só para aproveitar o assunto. Durante a conferência, Mark Zuckerberg anunciou que os mais de 1 bilhão de usuários do Facebook já enviaram mais de 240 bilhões de fotos (!) e já tiveram mais de 1 trilhão de conexões (!).

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail