#Facebook agora com #hashtag?

Um dos mais recentes problemas levantados pelos “#facebookeiros de plantão” é o uso excessivo de #hashtag. Este termo, que já foi escolhido a a palavra do ano de 2012, agora sofre na mãos daqueles que nem entenderam o seu objetivo.

O sistema de hashtag foi popularizado pelo Twitter, mas também foi adotado por outras redes sociais como o Google+ e Instagram. E foi no Instagram que as pessoas logo perceberam que o uso excessivo de hashtags ajuda a ganhar algumas curtidas e comentários extras, inclusive há serviços que ajudam ou automatizam essa tarefa de colocar várias hashtags em sua foto.

Em pouco tempo isso começou a sair do controle e desvirtuar do sentido original desta funcionalidade. O que antes servia para unificar assuntos, agora serve para “tagear” qualquer publicação. Apesar de nomes parecidos, tags e hashtags tem objetivos diferentes.

Infelizmente as pessoas não entenderem muito bem o objetivo da hashtag. A esquerda um exemplo do Instagram e a direita um do Twitter.

Infelizmente as pessoas não entenderem muito bem o objetivo da hashtag. A esquerda um exemplo do Instagram e a direita um do Twitter.

O resultado deste afastamento do sentido original fez surgir o uso de hashtag em excesso em várias redes sociais, como no Twitter e no Facebook. “Mas o Facebook não tem hashtag”, você vai dizer. Realmente isso é muito estranho, porque ele nem tem sistema de hashatgs. Pelo menos não por enquanto.

Rumores levantados pelo Wall Street Journal apontaram está semana que o Facebook pode estar se preparando para lançar oficialmente a funcionalidade de hashtag dentro da rede social com maior número de usuários do mundo. Esta funcionalidade vai se tornar ainda mais importante, mas talvez torne ainda mais comum o #uso #desfigurado #desta #funcionalidade.

#hashtag não se #usa #assim como muitas #pessoas pensam, pelo #menos não #deveria.

A forma correta seria – em teoria – esta, onde você contextualiza a sua mensagem #ficadica. Ou seja, a minha mensagem era uma dica.

Agora nós resta esperar e ver se o Facebook vai realmente oferecer tal funcionalidade nos próximos dias.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail