Existe espaço para tantas redes sociais?

Não é muito difícil encontramos noticias de novas redes sociais que estão surgindo por ai. Algumas redes sociais possuem foco em imagens (Ex.: Pinterest), outras surgem com o objetivo de ajudar na educação e aprendizado (Ex.: So.cl), as já conhecidas por todos nós como Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn.

Porém algumas dúvidas têm pairado sobre todos nós:

  • Quais destas redes sociais merecem uma atenção maior?
  • O que esta nova rede social propõem, nenhuma outra propôs ainda?

Mas a dúvida mais frequente por frequentadores das redes sociais é:

Será que existe espaço para tantas redes sociais?

Em minha opinião, acredito que existe espaço para várias das redes sociais, o Facebook é a rede social mais conhecida mundialmente, ela reúne o maior número de usuários e provavelmente por lá você irá encontrar diversos dos seus amigos, ou seja, o primeiro objetivo das redes sociais era aproximar pessoas que você conhecia, acredito que o Facebook tem alcançado este objetivo com qualidade.

O Twitter tem um enfoque diferente, eu diria que ele tem o foco em permitir que pessoas passem a acompanhar seus ídolos, sejam eles artistas, músicos, cientistas e etc. Além de aproximar e criar um canal de comunicação com pessoas que você sequer pensou que fosse conhecer, e para mim a maior vantagem do Twitter é estar atento a assuntos e noticias sobre temas que você gosta, pois você passa a seguir certo grupo de pessoas e perfis que lhe irão trazer estas informações, além de acompanhar informações sobre acontecimentos muito falados naquele momento pelo Mundo/País/Região ou Estado, entre outras diversas coisas que se pode atingir com o mesmo.

O LinkedIn tem o foco no mercado de trabalho, em manter o seu currículo on-line, compartilhar informações que você considera importante para pessoas que você conhece nesta rede social, além de poder buscar empregos e acompanhar empresas com um foco mais corporativo, e etc.

O Pinterest tem o foco em compartilhar fotografias, a nova rede social da Microsoft So.cl disse ter o foco na educação e aprendizagem e por ai vai.

Como podemos perceber cada rede social possui certo foco, algumas buscam um grupo de pessoas interessadas em manter contato com amigos, outras em criar novos amigos, algumas em divulgar seus conhecimentos, seus trabalhos e etc.

Respondendo a pergunta, eu diria que existe espaço para diversas redes sociais, porém nem todos irão alcançar um grande número de usuários, pois a partir deste momento diversas redes sociais têm focado em grupos específicos de usuários, porém existe algo que todas elas contribuem e deve ser aproveitado por todos nós: O Networking.

Sabemos que a cada dia é ainda mais importante conhecer pessoas que possam agregar em nossas vidas, talvez algumas destas pessoas que você conheceu através de um papo descontraído e informal pelas redes sociais, pode lhe indicar uma oportunidade de emprego, pode contribuir para sua carreira profissional, pode lhe dar concelhos, pode lhe ajudar em algum projeto futuro e por ai vai.

Podemos dizer que as redes sociais tem muito a agregar para nossas vidas, principalmente profissionalmente, basta sabermos escolher quem vamos seguir, acompanhar, o que vamos divulgar o que acreditamos que será relevante para nós e também para outras pessoas e por ai vai.

Resumindo, existe espaço para diversas redes sociais sim, e cada uma pode agregar muito a vida de pessoas especificas, basta sabermos focar nas que poderão contribuir para os nossos objetivos.

  • E você acredita que existe espaço para tantas redes sociais que surgiram e continuam a surgir pelo Mundo?

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail