Categorias
Diversos

E se te pedissem usuário e senha do Facebook em uma entrevista de emprego?

Alguns dias atrás vi uma matéria do Gizmodo que falava sobre um acontecimento cada vez mais comum, de empresas que estão pedindo usuário e senha dos candidatos para verificar sabe lá o que. A matéria não é nenhuma novidade, já que o assunto é repercutido em diversos blogs e mídias sociais a mais tempo.
Mas do que será que as empresas tem medo? Algumas alegam que querem confiar mais no possível funcionário, ter certeza de que ele não participa de grupos “maliciosos”.

Você realmente acha que isso é invasão de privacidade? Bom, eu tenho certeza! Acredito que muitas das empresas realmente não façam por maldade (ok, elas fazem), mas devem entender que isso é tão absurdo como pedir que a pessoa use um capacete com uma câmera 24 horas ligada apenas para “conferir se você não faz nada muito errado“.
Ah meu amigo, por favor, né? Existe limite para se aproveitar da boa vontade das pessoas, ou melhor de usuários e senha alheias. O pior é quando essa “boa vontade” é confundida com “necessidade”. Muitas vezes, se a pessoa já está procurando emprego, ela vai evitar dizer “não” para o entrevistador.
Mas parece que lá na polícia da Carolina do Norte toda essa história é bem real, já está na fixa de inscrição, como você pode ver neste post.
Qual será o grande problema que eles procuram ao entrar em um perfil alheio? Será que quem faz este serviço se sente bem? Eu não me sinto bem nem mexendo na bolsa/mochila de alguém que me pede para alcançar algo, agora imagina entrar no perfil de alguém.
Quero saber a opinião sincera de vocês. Alguém realmente quer tentar defender o lado das empresas ou está todo mundo totalmente contra eles?

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis