É preciso saber se comunicar com o cliente


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Toda empresa precisa construir um ”canal” direto de comunicação com seus clientes e com mercado, isso é fundamental para a sobrevivência e, principalmente, crescimento da empresa. Mas para isso é necessário conhecer os meios e estratégias certas para cada público.

A estratégia base quando se fala de marketing e comunicação, sejam digitais ou não, é conhecer o mercado e saber com quem quer falar, ou seja, quem é o público-alvo. O segundo passo é conhecer os meios e ferramentas de marketing e comunicação para conseguir atingir esse público, só assim é possível transmitir mensagens clara e que transmita a identidade, serviços e ou produtos da empresa de modo a evitar reações negativas, mau entendimento e compreensão ou até mesmo um descrédito do cliente ou do mercado para com a empresa.
Terceiro passo, planeje. Faça um plano de comunicação, é de fundamental importância, pois poucos varejistas e pequenos comerciantes se dão conta de que a comunicação empresa-cliente faze parte dos investimentos e que é essa comunicação atrai como também fideliza clientes e evita desperdícios de verba.

Em suma, conheça as ferramentas do mix de comunicação, pesquise o perfil do seu público-alvo, foque em estratégias que identifiquem as necessidades e desejos dos clientes e fale sempre a mesma linguagem que o cliente.

PUBLICADO POR

valeriam

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail