Dicas de boas práticas no Twitter

Em meu último post (“O mau uso das redes sociais e o novo mercado de trabalho.“) abordei o crescimento do uso das redes sociais por empresas, além de citar que nem todos fazem bom uso das mesmas. Então, deixarei algumas dicas de boas práticas nas redes sociais, começando pelo Twitter.

Se o objetivo é criar um perfil no Twitter para uma empresa ou mesmo para um produto ou serviço específico, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de perfis e marcas semelhantes e observar como andam os perfis destas: números de seguidores, quantidade de RT’s, se há interação das marcas com os seguidores e as ações como as famosas promoções. Feito isso, você já tem uma idéia de como está a imagem, produção e retorno do seu ramo de negócio no Twitter.

Após esta etapa, está na hora de pensar no layout. É preciso ter uma identidade visual. Se a sua marca tem uma logo, então utilize as cores da mesma para compor o seu perfil. De preferência, faça uma imagem personalizada para o plano de fundo, pois isso o deixa diferente dos demais, o tornando único. Preencha, se possível, todas as informações de perfil e faça uma descrição objetiva, simples e interessante, sem esquecer de colocar o link do seu site ou forma de contato.

Pronto, agora você tem o seu perfil criado, então vamos produzir! Siga pessoas com interesses comuns. Quando você cria um perfil, o Twitter lhe oferece algumas opões de intereses e perfis para seguir. Conforme você vai dando “follow”, novos perfis vão aparecendo como sugestão na lateral direta da sua página home, baseados nas últimas pessoas que você seguiu. Seguir outras pessoas não garante que todos te seguirão de volta, mas é uma das formas de se conseguir seguidores. Não esquecendo que é sempre bom seguir de volta todos que o seguem, pois isso também incentiva outras pessoas a seguirem seu perfil. São boas práticas que são simples e geram resultado.

Bom, estas foram algumas dicas iniciais, mas ainda tem muito para falar. Então, no próximo post deixarei algumas dicas sobre o conteúdo, divulgação e mais algumas práticas de boa vizinhança no Twitter.

PUBLICADO POR

Natália Alves

formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalho na área de Mídia Online, especificamente com Performance. Amo o que eu faço e sou viciada em Netflix, uhuahuahuahuah.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail