Deixe o seu Twitter mais seguro: Verificação de Duas Etapas

Não é muito incomum ver notícias relacionadas a contas hackeadas do Twitter nos últimos dias. Talvez seja por descuido das pessoas, por culpa vírus espalhados por aí, ou mesmo pela falha do sistema do microblog: o fato é que isto parece estar se tornando cada vez mais comum.

Para evitar que as pessoas percam as esperanças no microblog por conta da falta de segurança, foi anunciado -finalmente – a verificação de duas etapas, um sistema já usado por diversos outros serviços como Google, Facebook, Microsoft etc.

twitter-authenticator-two-step-verificacao

O sistema consiste em criar uma segunda “senha” que é solicitada após você digitar a sua senha na tela de login. Está segunda senha é baseado em um token (pequeno número aleatório), muito comum em bancos também. Para ser realmente seguro, este número é gerado de forma aleatória e enviado para o usuário através de SMS. Desta forma, apenas o número de telefone que for cadastrado terá acesso a conta. Isto torna qualquer login muito mais seguro.

Se você quer ativar esta funcionalidade na sua conta, saiba que por enquanto ela funciona apenas para quem é da operadora Tim e Nextel. Isto acontece devido à parceria que a empresa tem com estas operadoras. Quem usa qualquer outra operadora, terá que esperar algum tempo ainda. Caso você seja tenha Tim ou Nextel, siga os próximos passos:

  1. Entre em configurações clicando aqui;
  2. Procure ao final da página pela opção “Exigir um código de verificação para entrar.”;
  3. Esta opção vai pedir que você tenha um telefone verificado;
  4. O Twitter irá enviar um SMS para você confirmar o telefone;
  5. Você será direcionado para a página de gerenciamento de login. Caso você queira adicionar novos aplicativos, precisará criar uma senha específica através desta página;
  6. Pronto!

Não há qualquer previsão de quando este serviço irá funcionar em todas as operadoras brasileiras, mas você pode acompanhar nesta página quais as operadoras têm parceria com o Twitter.

Exemplo de funcionamento da verificação de duas etapas do Google.

Exemplo de funcionamento da verificação de duas etapas do Google.

Finalmente temos esta funcionalidade, apesar de achar melhor outras formas de uso desta mesma técnica como o Google Authenticator (mostrado na imagem acima). O Google Authenticator é uma ferramenta que gera os tokens através de um aplicativo. Este serviço é usado pelo Google e por outros serviços, como o Dropbox. A vantagem é que não haveria necessidade de ter qualquer parceria com operadoras.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail