Curtir mais, pagar menos. Compra coletiva é bom para quem?

Um novo tipo de comércio está alterando a forma como nós interagimos com as marcas, e-commerce e nossa rede social. Como já falamos aqui, a compra coletiva é um fenômeno e esta novidade já está saindo da plataforma clássica de website para chegar as redes sociais como o Facebook.

Nos últimos dias podemos ver um crescimento no uso de campanhas que utilizam este novo tipo de compra. A compra coletiva é mais uma tendência e o seu uso dentro das redes sociais é a nova estratégia dentro do marketing digital.

As campanhas de “curtir mais e pagar menos” utilizam o mesmo conceito da compra coletiva “tradicional”, mas esta, por estar dentro de uma plataforma de rede social, já facilita o compartilhamento e divulgação do produto pelos consumidores. Esta estratégia, assim como as clássicas promoções de retweets, usa o perfil do consumidor como plataforma de publicidade que impulsiona a viralização dentro de públicos-alvo específicos.

Recentemente a Skoda Auto da Volkswagem utilizou esta estratégia onde o Facebook é a plataforma principal de anúncio da ação. A campanha se baseava no uso do botão “curtir” para haver um desconto no carro. A cada vez que alguma pessoa “curtia” o carro no Facebook, o seu preço diminuía 2 euros.

O resultado? O carro que custava €12.950,00 ficou em €10.058,00, sendo o desconto de €2892,00, cerca de 22% do valor inicial.

Curtir mais pagar menos.

Mas isto é bom para empresa?

Acredito que a grande preocupação neste tipo de estratégia é quanto ao retorno sobre o investimento. É comum ver empresas utilizarem estratégias não muito rentáveis, mas com o objetivo de ser as primeiras, ou obter um posicionamento de inovadora. Mas neste caso é diferente, temos vários pontos positivos que devem ser destacados:

  • ߛ A empresa viu sua página ser curtida mais de 1400 vezes;
  • ߛ Fortalecimento de presença online;
  • ߛ Divulgação dentro de públicos com interesse em comprar;
  • ߛ Oferecimento de desconto;
  • ߛ Investimento foi no desconto e não na mídia utilizada;
  • ߛ Mídia espontânea mundial (Promoção é da Bélgica, você é do Brasil, entendeu?)

Estes são apenas algumas das vantagens trazidas pelo uso desta estratégia que traz descontos e facilidades para o consumidor, ao mesmo tempo em que oferece a empresa uma forma de publicidade mais social, deixando com que as pessoas divulguem o seu produto.

Veja mais sobre esta ação no Blog Social Commerce.

Link falando mais sobre a promoção que já acabou.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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