Coworking: Que tal trabalhar em um escritório compartilhado?

É cada vez mais comum ouvirmos que alguém está trabalhando como freelancer ou que resolveu abrir uma empresa. Com o mercado tão saturado, empreender e investir em ideias inovadoras tem sido a solução para muitos profissionais. Com isso, os espaços de coworking ganham força e popularidade, já que manter um escritório gera uma despesa que nem todos podem arcar.

Para quem não conhece, o coworking é basicamente um escritório compartilhado, que abriga, em um mesmo espaço, profissionais e empresas diferentes. Normalmente o profissional paga uma mensalidade e tem direito a uma estação de trabalho e todo a infraestrutura de um escritório convencional, como acesso à internet, salas de reunião e treinamentos e até serviço de recepção e correspondência. Tudo isso por um preço muito mais acessível.

coworking-escritorio-compartilhado

Esse novo modelo de trabalho é ideal para profissionais freelancers que desejam um outro espaço para trabalhar, além do home office, e para quem está começando uma empresa, mas ainda não tem condições de arcar com as despesas de um escritório próprio.

Networking

Uma outra vantagem de adotar o coworking como modelo de trabalho é a possibilidade de ter contato com diferentes profissionais, tanto de sua área de trabalho quanto de outras diferentes. E sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, networking é fundamental.

E os números comprovam isso: pesquisa realizada pelo site Movebla em parceria com a Deskmag, com pessoas que utilizam algum espaço de coworking no Brasil, comprova que 28% dos entrevistados sempre compartilham contatos entre si. Além disso, 23% fazem brainstorming ou trocam ideias com seus companheiros de espaço.

Coworking no Brasil

E parece que o coworking já caiu mesmo no gosto dos brasileiros. O estudo mostrou também que 46% dos entrevistados vão ao espaço diariamente.E o público é bem específico: jovens. Mais de 40% dos entrevistados têm entre 26 e 35 anos, ou seja, pessoas que estão chegando ou estão há pouco tempo no mercado de trabalho.

Para ver mais dados sobre coworking no Brasil, acesse a pesquisa completa. Quer saber se existe espaço de coworking na sua cidade? A plataforma Coworking Brasil mapeou espaços em 11 estados brasileiros. Acesse o site.

Vantagens e desvantagens

Diante do que foi dito anteriormente, podemos listar as seguintes vantagens e desvantagens:

  • Vantagens:
  • Redução de custo
  • Networking
  • Infraestrutura de um escritório
  • Aumento da produtividade (especialmente para quem tem dificuldade de trabalhar em casa)
  • Desvantagens:
  • Falta de privacidade
  • Distrações (afinal, terão muitos novos “colegas de trabalho” para conhecer e conversar)
  • Informalidade (dependendo do seu ramo de negócios, isso pode não ser muito interessante)

E vocês, o que acham do coworking? Contem suas experiências!

PUBLICADO POR

Carol Vidal

Jornalista com experiência em redação online e revisão. Carioca de nascimento e baiana de coração, apaixonada por cultura e internet. No Midiatismo, além de postar, faz a revisão dos textos.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail