Conheça os novos formatos de publicidade digital trazidos pela IAB

Em um encontro realizado em Miami entre os dias 26 e 28 de Fevereiro a IAB (Interactive Advertising Bureau) resolveu atualizar o seu portfólio de padrões para disposição de anúncios online, que não recebia atualização desde 2003. Mesmo parecendo “desatualizado”, o portfólio atual, segundo pesquisa deles, é utilizado em mais de 80% dos anúncios veiculados oficialmente nos EUA atualmente.

A apresentação dos novos padrões é uma tentativa de modernizar os formatos estáticos, que já estavam desgastados. O objetivo é trazer mais espaço para os anunciantes explorarem as telas e também abrir a possibilidade de anúncios melhores, mais complexos e que prendam mais a atenção do visitante. Este vídeo de apresentação fala um pouco sobre a novidade:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=u7tLwHcf9nU]

Os novos formatos não foram criados “do nada”, todos são resultado de uma grande pesquisa realizada em conjunto com diversas empresas da área de publicidade digital, que ajudaram na definição destes formatos. As pesquisas com estes formatos já em funcionamentos mostram uma taxa de interação muito maior, cerca de 250% a mais que nos formatos tradicionais/antigos.

O formato de publicidade visual chamado de “Rising star” é construído utilizando 6 módulos, conseguindo mesmo assim deixar o usuários mais confortáveis sobre os anúncios na tela e dar mais espaço para os anunciantes investirem a sua criatividade. Segundo Ari Meneghini, diretor-executivo do IAB Brasil:

Os formatos apresentados poderão influenciar a adoção de um novo modelo no Brasil. Isso abre caminho para que possamos debater o tema no nosso mercado, respeitando algumas particularidades dos veículos que atuam no Brasil.

E para Randall Rothenberg, presidente da IAB internacional

As novas formas da IAB permitem que publicitários criativos possam utilizar um maior espaço para suas campanhas. As novas unidades oferecem mais espaço, maior funcionalidade e uma ampla gama de experiências de usuários – fornecendo uma coleção da próxima geração de telas interativas projetadas para alavancar os ricos e imersivos benefícios do digital.

::aqui(“http://www.iab.net/displayguidelines”,”Aqui você pode acessar a cartilha contendo todos os formatos, especificações e outras informações”)::.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail