Como você pode – tentar – personalizar a URL da sua página no Google+

Alguns dias atrás anunciamos aqui no blog que algumas empresas já estavam (finalmente) tendo a possibilidade de adicionar uma URL personalizado para as suas páginas no Google+. Alguns exemplos, como plus.google.com/+britneyspears e plus.google.com/+toyota.

Agora que esse recurso finalmente chegou, hora de liberar para o resto do povo, certo? Bom, por enquanto não há uma forma tão simples quanto a do Facebook. Mas você já pode ao menos fazer uma requisição.

Se o processo funcionar, você deve receber uma notificação semelhante a esta.
Clique para ampliar.

Primeiro passo: Sua página é verificada?

Antes de fazer a requisição, o Google+ pede que você confirme quatro pontos essenciais:

  • Sua página deve ser autorizada pela marca que você representa. Ou seja, você precisa ser legalmente o representante para que possa confirmar a autoria;
  • Sua página deve conter um link para o website oficial. Ou seja, abaixo do seu avatar deve mostrar o endereço do site;
  • O site oficial (aquele que você está apontando na página) deve ter uma badge ou snippet. Ou seja, a página oficial deve confirmar a ligação com a página de alguma forma, seja por widget ou código;
  • Um número relevante de pessoas deve lhe ter circulado. Ou seja, nada de tentar verificar uma página que foi circulada por 30 pessoas. Infelizmente não há um número exato, alguns comentários sugerem pelo menos 10.000, mas não há confirmação desta informação;
Após ter confirmado estas informações, hora de verificar a sua página para poder personalizar a sua URL.
Obs.: Para mais informações sobre rich snippets e as badges do Google+, acesse este link.

O símbolo de site vinculado deve aparecer ao lado do endereço caso você tenha feito a ligação correta entre ambos.

Segundo passo: Faça a requisição de página verificada para poder alterar a URL

Se todas as informações do passo anterior estiverem corretas, você pode prosseguir com o processo. Na verdade esta parte é bem simples, basta você acessar este link:

http://support.google.com/plus/bin/request.py?hl=en&contact_type=page_verification&rd=1

Os dados pedidos para verificação são:

  • Nome;
  • Título (seu cargo na empresa);
  • Endereço de Email;
  • URL da sua página no Google+;
  • URL do seu website oficial;
  • Endereço físico da sua empresa;
  • Seu telefone (adicione o código internacional, regional e o número. Por exemplo: 55 (XX) 0000-0000);

Preencha os dados e confirme estas três verificações:

  1. I have added a link to my organization’s website on my Google+ page’s profile. (Eu adicionei um link do meu website na página do Google+);
  2. I have added a Google+ badge or code snippet to my organization’s website. (Eu adicionei um código/medalha da página no site);
  3. I am authorized to administer and verify this Google+ page for my organization. (Eu estou autorizado a administrar e verificar a página desta organização);
Obs.: O Google deixa um aviso que, caso você não consiga estabelecer alguma das regras citadas a cima, você pode enviar algum documento de comprovação.
Após confirmar, você terá apenas que esperar. Existem poucas páginas brasileiras que tenham confirmado o endereço, então por enquanto fica difícil confirmar a quantidade mínima de circulados, tempo de espera, etc. Vou ficar na expectativa e trarei mais informações em breve.
Eu consegui fazer a verificação da página do Midiatismo, como mostra a imagem abaixo, demorou cerca de 24 horas. Mas ainda não pude alterar o endereço.

Em algum momento vai ser público ou mais fácil?

É difícil dizer, ainda mais que não trabalho para o Google. Mas é uma possibilidade sim, ainda mais se a empresa quer popularizar as suas páginas no Google+.

Mas infelizmente eles estão tentando fazer as coisas um pouco mais controladas do que o Facebook, o que é bom por um lado, mas ruim por outro. Então existe a possibilidade de que este processo se torne permanente, mudando apenas a questão da velocidade de aprovação e etc.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail