Como transformar seus clientes em advogados da sua marca.*

Imagine seus clientes mais satisfeitos gerando novas oportunidades de negócio para você, mais vendas. É exatamente isso que fazem os chamados "Clientes Advogados" e esse artigo vai te ajudar a montar uma estratégia através de e-mail marketing para que seus clientes se tornem advogados da sua marca e gerem cada vez mais vendas.

Antes de qualquer coisa, o que é um Cliente Advogado?

Clientes Advogados são aqueles clientes que possuem uma relação tão forte com uma marca que passam a ser "promotores" dela, ou seja,a recomendam para outras pessoas e chegam até a argumentar como a quela marca é superior as outras. Esse tipo de relacionamento é extremamente difícil de ser criado pois depende de uma série de boas experiências, identificação com a marca e muito mais. Ou seja, são aqueles clientes que você não pode perder de jeito nenhum!

Mas, por que e-mail marketing?

Apesar do surgimento de vários outros canais, o e-mail marketing continue sendo o que produz o melhor ROI entre todos os canais online, além disso, ele é o canal com mais recursos para você conversar de maneira quase que individual com seus clientes.

Ou seja, se estamos falando de converter clientes em advogados, um excelente primeiro passo é você ter certeza que todos eles estão cadastrados e interagindo com a sua base de newsletter.

Como utilizar o e-mail marketing para converter seus clientes em advogados?

Antes de entrarmos nesse assunto é importante fazermos uma diferenciação. Você pode ter clientes fiéis (aqueles que confiam e compram recorrentemente com a sua marca) que não são advogados. A diferença principal entre os dois é sobre como os clientes advogados promovem sua marca para outros potenciais clientes.

Abaixo algumas dicas de como transformar clientes em clientes advogados:

1- Réguas de e-mail

Réguas de e-mail marketing são séries de e-mails segmentados, enviados com base em intervalos de tempo pré-definidos e gatilhos automatizados. Por exemplo, pode ser enviado um e-mail uma semana após o usuário ter se cadastrado (tempo) ou assim que ele tiver concluído uma compra no seu site (gatilho).

Um dos motivos pelos quais uma sequência de e-mails funciona é pelo simples fato de criar um engajamento com o cliente. Ou seja, sua marca vai estar sempre na cabeça das pessoas além de você possuir um espaço valioso para contar sua história e missão.

2- Pesquisa de satisfação

Outra forma de mostrar para seus clientes que você se importa com eles é perguntando sua opinião sobre problemas e situações específicas. Uma das formas mais simples de você fazer isso é enviando um e-mail com pesquisa para seus clientes. Pesquisas online fazem os clientes se sentirem importantes além de te gerarem importantes insights.

Você pode enviar uma pesquisa para como foi a última experiência dele com sua marca, para pedir recomendações de melhoria no seu site e várias outras.

Outro ponto interessante é que através das respostas da pesquisa online você pode encontrar potenciais clientes advogados da sua marca. Por exemplo, você pode perguntar qual a probabilidade de eles recomendarem sua marca para uma outra pessoa, em uma escala de 0 a10. Clientes com avaliações altas possuem uma probabilidade muito elevada de virem a ser clientes advogados.

3- Incentive seus clientes a recomendarem sua marca

A partir do momento que você identificou clientes com alto potencial de recomendarem sua marca para outros, você pode configurar um incentivo toda vez que eles o fizerem. Ou seja, sempre que eles recomendarem sua marca, eles ganham uma comissão por isso.

AUber talvez seja o exemplo mais famoso. Através do aplicativo você consegue convidar novas pessoas a se cadastrarem e se elas o fizerem você ganha um desconto para ser utilizado em suas próximas viagens.

A Amazon também possui uma dinâmica parecida com o seu programa Amazon Prime nos Estados Unidos, cada pessoa que recomendar um novo assinante ganha US$5 de desconto.

É importante destacarmos que a criação desses clientes advogados nada mais é que o resultado de você nutrir relacionamento com o cliente. E, se você quiser transformá-los em advogados, você tem de fazer muito mais que apenas atender suas expectativas,você deve superá-las para sempre criar uma experiência mágica.

* Este texto é trazido a você pela GetResponse.com

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