Como o Facebook ganha dinheiro?

Segmentação de publicidade

O serviço de entrega de anúncios permite aos compradores de mídia definam o seu público-alvo com riqueza de segmentação, o que tem atraído mesmo grandes anunciantes. Os anúncios estão disponíveis para as páginas, anunciantes e hoje em dia até para os usuários. A publicidade hoje está presente nos anúncios na barra lateral e em publicações dentro do feed de notícias.

Os formatos disponíveis hoje são anúncio na barra lateral, histórico patrocinado, publicidade no feed de notícias e em breve anúncio dentro de vídeos publicados na rede social. Há também as publicações promovidas, que podem ser feita por páginas e também por usuários comuns que querem dar maior visibilidade a uma de suas publicações.

Facilidade de compra de anúncios

O serviço de aquisição de espaços publicitários é tão simples que qualquer usuário consegue comprar espaços para veiculação de suas campanhas, com custo diário mínimo de cerca de 1 dólar. Some a isso a visualização por parte dos que não clicam e têm-se uma audiência com custo-por-mil bem inferior ao valor cobrado pelos portais. E isso com possibilidade de segmentação.

A facilidade da compra de anúncios se deve ao principio de que a rede social vive disto, portanto, quanto mais fácil for para as pessoas anunciarem em seu serviço, maior será o se lucro. Atualmente o processo de compra, configuração e segmentação é extremamente simples, visando não apenas aqueles que investem grandes quantidades, mas também as micro e pequenas empresas que investem com pouca quantidade, mas que juntos representam uma boa parcela do investimento publicitário.

Como o Facebook ganha dinheiro?

Você sabe como o Facebook ganha dinheiro?

Presentes e produtos virtuais

Por mais que isso soe maluco aos ouvidos de muita gente, o comércio de produtos virtuais, dentro das circunstâncias certas, tem se mostrado bastante rentável. Usuários compram produtos que só existem virtualmente para presentear seus contatos.

Facebook Credits

Neste contexto também podemos adicionar a moeda própria do Facebook, os Facebook Credits. Estes créditos podem ser usados principalmente para jogos e aplicativos que existem para o Facebook. Esta moeda de troca procura facilita a forma como as pessoas trocam/consomem bens dentro da rede social. O valor de cada moeda é de cerca de US$0,10 (1 Facebook Credit = R$0,20 aproximadamente). Uma porcentagem das transações acaba ficando com a rede social.

Micropagamentos

Há rumores de que o Facebook está desenvolvendo um sistema de micropagamentos que permitirá a ele receber uma fatia sobre qualquer transação financeira ocorrida dentro dos aplicativos sociais no site (mesmo os de terceiros). Esta técnica provavelmente irá se beneficiar dos já existentes Facebook Credits. Sem dúvida, há um modelo de negócios bem eficaz por trás destes resultados todos.

Principais fontes de renda

Como você pode notar, a principal fonte de renda da rede social são os anúncios. Segundo uma reportagem do The Verge, 85% do lucro veio de anúncios em 2011, enquanto este número era de 95% em 2010 e 98% em 2009. No ano de 2011, 12% de todo dinheiro arrecado era relacionado a compra de anúncios/Facebook Credits dentro dos jogos e aplicativos da Zynga.

IPO (Oferta Pública Inicial)

Em Maio de 2012 o Facebook Inc. iniciou o processo para fazer a sua Oferta Pública Inicial, também conhecida por IPO (do inglês, inicial public offering). Envolta por diversas especulações, as ações do Facebook atingiram rapidamente 104 bilhões de dólares, um dos maiores valores já vistos na área de internet e tecnologia.

No primeiro dia, as ações estavam em 38 dólares, o valor mais alto até o momento. Hoje (24/Dez/12) o valor da ação está em 26,82 dólares, subindo a passos lentos após uma queda para 17 dólares no começo de Setembro.

Diversas outras grandes empresas tem oferta pública nas principais bolsas de valores do mundo e está é uma forma de ter dinheiro para grandes investimentos.

Métodos de Pagamento

Procurando ser o mais acessível possível, os anúncios dentro do Facebook podem ser pagos de diversas formas. Os mais comuns são cartão de crédito internacional e utilização do Paypal. Você pode conferir a lista completa de métodos acessando este link.

Fontes:

Como o Facebook está ganhando dinheiro.

How Facebook is making Money?

How Facebook makes money: 85 percent from ads, 12 percent from Zynga

Post Original de 26 de Fevereiro de 2011

Atualizado por Dennis Altermann

PUBLICADO POR

Eloy Vieira

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente trabalha na @mentesdigitais com monitoramento e mensuração de mídias sociais e tem interesse em estudar Comunicação Digital com foco em Jornalismo Digital e suas relações com as Mídias Sociais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail