Como lidar com perfis falsos em promoções no Facebook

Um problema muito comum das promoções de Facebook (e de outras redes sociais também) é que as pessoas criam dezenas de perfis e por isso acabam tendo mais chance de ganhar do que as pessoas que aquelas que participam com honestidade, usando apenas o seu único perfil. O que devemos fazer para nos proteger?

Lembrando que qualquer sorteio ou promoção deve seguir as regras e leis vigentes, ainda mais depois da portaria de número 422 como já falamos anteriormente.

Também é importante lembrar das regras relacionadas a perfis duplicados serem muito claras no Facebook, nenhuma pessoa pode ter mais que um perfil dentro da rede social (isso é válido tanto para perfis de empresas, perfis de casais e perfis fakes). Realmente é difícil de comprovar de uma pessoa realmente está fazendo uso de mais de um perfil dentro da rede social, mas caso seja comprovado, o indivíduo pode ter ambas as contas bloqueadas ou até excluídas. Caso você desconfie de um perfil duplicado ou falso, acesse o perfil, clique no botão de opções e selecione a opção “Denunciar/Bloquear”, como mostra a imagem abaixo.

imply-denunciar-perfil-falso

Mas nem sempre isto resolve o seu problema, já que o perfil pode não ser deletado, já que o processo de verificação não é tão rápido assim. Caso isso ocorra, é importante tomar algumas atitudes para proteger o seu sorteio/concurso:

Faça um regulamento que proteja a sua marca e seus verdadeiros fãs

Para o bom funcionamento de qualquer sorteio ou promoção é importante que você crie um regulamento completo. Procure por regulamento de promoções ou sorteios parecidos com o seu para usar como base, mas tenha certeza de ler e revisar muito bem todas as partes. Lembre de incluir cláusulas que contemplem problemas que podem ocorrer no seu sorteio. É sempre importante uma revisão legal do documento, por isso, peça ajuda a área legal de sua empresa ou procure um advogado.

Não se esqueça de deixar muito claro no regulamento que, caso se trate de um perfil duplicado ou falso, a pessoa será desclassificada.

Para ter mais segurança em relação ao regulamento, recomendo deixar o regulamento disponível dentro do Facebook e dentro de alguma página do seu site também.

Exija autenticação por parte do usuário

O ideal em um sorteio é que a pessoa se inscreva usando dados pessoais, como RG ou CPF, que dificilmente serão falsificados. Você deve conferir posteriormente se os dados do CPF ou RG conferem com o nome do perfil da pessoa. Ainda assim a pessoa pode criar vários perfis com o mesmo nome, por isso é recomendado que busque por este nome dentro do Facebook para ver se encontra mais perfis com o mesmo nome e procure por esta pessoa no Google, para ver se ela tem perfis em outras redes sociais, etc.

Denuncie perfis falsos

Como já mencionamos anteriormente, os perfis duplicados são contra as regras do Facebook, portanto é importante que sempre que você ver um, denuncie – mesmo que não seja alguém que venceu ou está participando do seu concurso. O mesmo serve para perfis que não representam pessoas físicas, como perfis de empresas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail