Como as ferramentas audiovisuais podem ajudar no engajamento

A internet possibilita, entre outras vantagens, difundir determinado tipo de conteúdo de diferentes formas, inclusive explorando a interatividade. Por esse motivo, não faz sentido optar apenas pelo texto como forma de propagar uma informação na web. As ferramentas audiovisuais podem – e devem – ser consideradas como uma opção. Veja a seguir quando optar por cada uma delas:

laptop-headphone

Imagem

Diversos estudos já mostraram que a imagem é o tipo de conteúdo mais compartilhado nas redes sociais. Por ser de fácil assimilação e entendimento, é sempre uma ótima opção para divulgar alguma informação no Facebook, por exemplo. E se quiser divulgar um link de algum artigo, é possível colocá-lo da descrição da imagem. Ou seja, em vez de compartilhar apenas o link de um texto que você escreveu, associe-o a uma imagem bem informativa, que isso chamará bem mais a atenção do usuário, aumentando as chances de interação.

A fanpage do bombom Sonho de Valsa é um ótimo exemplo. Usando como temática o fato de namorados se presentearem com chocolate, diversas imagens divulgadas pela marca têm a ver com esse assunto.

Vejam esse exemplo:

Vídeo

O sucesso de plataformas como o YouTube mostra que as pessoas têm o hábito de assistir a vídeos enquanto navegam na internet. Além disso, esse é um ótimo recurso para explicar conceitos de forma mais visual, facilitando o entendimento da mensagem. E, não se pode negar, é uma forma muito mais agradável de aprender algum assunto do que simplesmente ler um texto. Não que ele não seja importante, mas, uma opção é usar o vídeo como complemento do que está em um texto. Ou seja: você pode fazer uma introdução ao tema em forma de texto e aprofundá-lo em um vídeo, usando recursos bem visuais.

Red Bull é uma marca que utiliza com muita competência os vídeos de uma forma bem diferenciada. Um exemplo é uma série divulgada no YouTube mostrando a prática de parkour – técnica que usa habilidades do corpo humano para ir de um ponto a outro e muito praticado pelas ruas – em vários lugares do mundo. Percebam  no vídeo abaixo que em nenhum momento fala-se da Red Bull, que é representada apenas por objetos, como a camisa do rapaz participante. Essa é uma forma de, assim, como o exemplo acima, associar a marca a um conceito que, nesse caso, é a aventura.

[youtube http://youtu.be/yKBy5I7dTbQ /]

Webinar

Muitas empresas têm usado esse recurso para discutir suas áreas de atuação. O webinar é uma espécie de palestra online, com a facilidade de qualquer pessoa com acesso à internet, independente de onde esteja, possa participar do evento. É uma forma também de fazer networking e ter uma aproximação maior com os profissionais que desenvolvem trabalhos semelhantes ao seu. Gratuito ou pago, o webinar tem feito sucesso entre os internautas.

Uma empresa que usa bastante esse recurso é a Tracto, especialista em Marketing de Conteúdo. Nos eventos online que promove, há um revezamento entre palestras de integrantes da empresa e convidados.

Infográfico

Essa é a opção ideal quando se quer passar uma grande quantidade de informação, especialmente se forem números. Não tenha dúvidas de que é muito mais fácil a compreensão de dados de uma pesquisa, por exemplo, se ele for apresentado de forma didática em um infográfico do que apenas em um texto, que tem tudo para se tornar burocrático e cansativo. Os infográficos já caíram no gosto do internauta e cada vez mais empresas/produtores de conteúdo optam por esse recurso para apresentar suas informações.

Um exemplo é um infográfico com os números do Tumblr no Brasil, já publicado aqui no blog.

Podcast

Se a sua intenção é discutir algum assunto de forma mais descontraída, o podcast é a melhor opção. Junte um grupo de pessoas, convide especialistas do tema que vai tratar e lance o seu podcast. Esse é outro formato bastante querido pelos usuários de internet, até porque permite que ele interaja mandando opiniões e comentários sobre o que está sendo falado. Quer ainda mais interatividade? Transmita ao vivo a gravação do podcast e permita que os ouvintes mandem perguntas e considerações em tempo real. Com certeza você conquistará uma audiência fiel.

Para quem se interessa por temas como publicidade, internet, negócios, social media ou comunicação digital, uma boa pedida é o Braincast, podcast do blog Brainstorm9. Outra opção para os amantes das redes sociais é o Social Media Cast, que sempre traz informações interessantes sobre o tema.

Todas essas são ferramentas muito úteis na hora de divulgar um conteúdo, mas é importante lembrar que uma não exclui a outra. A proposta não é que você abandone o texto e opte por uma das sugestões acima. Na verdade, quanto mais diversidade de conteúdo você tiver, melhor. Explore as melhores potencialidades de cada uma dessas plataformas e transmita conhecimento de forma mais eficiente.

E vocês, qual dessas ferramentas têm usado para divulgar seus conteúdos?

PUBLICADO POR

Carol Vidal

Jornalista com experiência em redação online e revisão. Carioca de nascimento e baiana de coração, apaixonada por cultura e internet. No Midiatismo, além de postar, faz a revisão dos textos.

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