Check-in, nunca mais!

keep-calm-and-check-in

A notícia de hoje vai abalar quem ainda vive no passado, quem ainda acredita que os checkins em redes sociais algum dia vão se tornar relevantes. Desculpe se ofendi alguém, mas também já fui um entusiasta do Foursquare, mas hoje sabemos que as coisas mudaram.

O Foursquare sempre foi o maior expoente dos checkins, terreno digital onde várias outras marcas surgiram e exploraram, como o Yelp, Gowalla e Kekanto, além das tentativas do Facebook e Google, e agora ele anuncia que está mudando, evoluindo e removendo a possibilidade de fazer checkin. Incrível, não? O maior expoente e um dos mais resistentes aplicativos de “avisar onde estou para os outros me invejarem” resolveu mudar.

Se nem o Orkut morreu (ok, ele vai morrer, mas nunca será esquecido e parte de sua essência sempre vai estar no Google+), o checkin também não irá. Na internet, assim como na natureza, nada morre, tudo se transforma. O Google integrou o Google Latitude a todos os seus serviços de localização; O Gowalla foi comprado pelo Facebook; O Facebook desistiu do Places, mas integrou de vez a exposição da localização em publicações. Nada some, tudo se transforma em uma funcionalidade diferente.

Mas podemos nos acalmar, porque o Foursquare não matou os checkins, apenas migrou eles para o seu aplicativo chamado “Swarm“. O Foursquare agora será focado apenas em recomendação de lugares, procurando, segundo eles, tornar a experiência mais pessoal – e integrando o Fousrquare com o Swarm para conseguir isso.

Por que devem duas pessoas totalmente diferentes obter as mesmas recomendações quando visitam Paris? Ou a mesma lista de lugares quando estão à procura de um bar? Estamos prestes a mudar isso.do blog do Foursquare

Apesar de tudo, acredito que os checkins tenham um potencial muito interessante, mas eles devem se integrar com outros serviços, como o Foursquare mostra com essa novo passo. As pessoas estão gerando informações, temos apenas que aprender como usar elas de forma eficiente.

novo-logo-foursquare

É claro que toda essa novidade chega com uma marca completamente remodelada, procurando refletir a nova cara e a essência desta nova etapa do Foursquare.

Obs.: A atualização deve sair nos próximos dias. Mais informações no blog do Foursquaer

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail