Até que ponto estamos expondo nossas vidas na internet sem nos darmos conta?

Venho observando a algum tempo que as pessoas passaram a divulgar tanta informação na internet e ao que tudo parece sequer notaram isto.

Divulgamos informações como cidade natal, cidade onde vive, Idade, nome dos familiares, endereço, telefone residencial, celular entre outras diversas informações “simples”, mas que são associadas a outras tantas que são divulgadas nas redes sociais podem se tornar “ameaças”. Se eu fosse você pensava bem em tudo que publica/divulga para não ter informações relevantes e confidenciais expostas para quem quiser ver.

Este é um ponto importante e que as pessoas sequer dão a devida importância. Muitas pessoas passam o dia inteiro no Twitter, Facebook, Orkut e assim por diante, divulgando informações sobre seu dia-a-dia, falando onde estão para aonde vão, com, quem e como que vão, falam se estão parados no trânsito, divulgam em redes sociais praticamente sua agenda de atividades diárias – e quando ela possui qualquer modificação saem correndo para estas redes para conta-las.

Mas não é este o intuito das redes sociais?

Passar o dia inteiro tendo informações e divulgações sobre suas vidas para criar um vinculo maior com os amigos e familiares, para saberem seus gostos, suas rotinas, saber quais horários torna-se mais interessante se encontrar com aquela pessoa, entre outras diversas coisas.

Acredito que este seja um “conceito” que caiu no gosto popular, pois a maioria das pessoas realmente utiliza as redes sociais com este intuito, agora lhe pergunto: Qual a verdadeira importância para um amigo ou familiar e assim por diante saber se você foi ao Supermercado? Se estiver parado no trânsito durante o expediente?

Acredito que para 99% está informação irá passar despercebida, a não ser que você tenha hora marcada com tal pessoa, ou que você irá jantar na casa dela, caso contrario não lhe trará nenhum beneficio, então porque divulgar? Ainda não encontrei está resposta.

Voltando um pouco ao contexto do assunto, como todos sabem existem os cybers criminosos, estes que vêm ganhando um grande aumento devido ao número de pessoas que utilizam a internet, muitas vezes são conhecidos por roubar numero de cartão de credito, mas até que ponto eles podem ter parado neste crime?

Pode ser que eles já tenham passado um pouco do mundo internet, e muitas vezes tentado crimes como o golpe do telefone, então pense bem no que está divulgando, você pode estar divulgando informações sem relevância alguma para amigos, familiares e conhecidos, mas pode estar dando as melhores informações para pessoas mal intencionadas.

Redes Sociais são a interação entre pessoas e não a divulgação de sua agenda diária de atividades. Pense bem antes de sair divulgando tudo que lhe vem a cabeça, talvez você possa estar divulgando coisas demais, e quando perceber isto pode ser tarde.

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail