Até que ponto a rede social influencia na vida pessoal?

Bom isto tem se tornado cada dia mais normal, antes as pessoas viam acontecimentos, reportagens, noticiais e depois saiam contando para os amigos, colegas e assim por diante, hoje isto é diferente, antes mesmo de falar a alguém ou até mesmo refletir sobre algo, elas transmitem as informações através das redes sócias.

Pode parecer normal, mas acredito que tal atitude pode gerar consequências na vida pessoal. Redes sociais ainda são utilizadas por muitos como fonte de contato com amigos e familiares, e ao transmitir alguma informação ou discordar de alguém você pode gerar algum conflito desnecessário, por quê?  Muitos passam a ter mais coragem frente ao computador, pois eles estão atrás de uma “proteção” neste caso acham que são donos das verdades e que ninguém poderá lhe confrontar.

Será mesmo que desta forma ele estará reforçando seu ciclo de amizade ou ele estará simplesmente o destruindo? Acredito que em partes, neste caso ele pode iniciar um debate interessante com outras pessoas, discordando ou concordando com outras opiniões, ou ele pode simplesmente deixar chateado esta pessoa, perdendo assim um pouco de credibilidade ou até mesmo a amizade.

A vida pessoal e as redes sociais andam cada vez mais perto, agora não é necessário mais ligar para um amigo, basta deixar um recado no Orkut, Facebook, Twitter ou LinkdIn, mas neste caso muitas pessoas tem optado por manter o contato virtual ao presencial.

Algumas pessoas poderiam dizer que esta interação está ocorrendo da mesma forma, ai lhe pergunto: É possível ter um dialogo rápido como em uma através do Twitter? Acredito que não, e no caso do Facebook e Orkut, por exemplo? Você conversaria através destas ferramentas assuntos importantes, contendo contas de banco, numero de celular, endereço e assim por diante, por mais que as ferramentas passaram a apresentar segurança elas possuem falhas, e ainda são muitas, neste caso você poderia ter dados roubados e os mesmos poderiam acarretar em sérios problemas futuros, mesmo assim você confiaria?

Mas ao contrario do que parece tais ferramentas podem trazer benefícios, mantendo um contato rápido e fácil com nossos amigos e familiares, podemos também encontrar pessoas que não tínhamos mais contato, ou simplesmente fazer novas amizades, desta forma criaríamos uma rede de contato maior e em muitos casos melhor.

Acredito que as redes sociais têm interferido muito em nossas vidas pessoais, muitas pessoas passam boa parte do dia conectado nelas, mas se elas irão lhe acrescentarem ou simplesmente irão te atrapalhar depende da forma como você as utiliza, desta forma creio que muitos poderiam passar a analisar a forma como utilizam as redes sociais e de que forma poderiam melhorar a sua utilização, podendo agregar assim mais valor a sua vida pessoal e social.

Através deste texto não quero discordar desta união entre vida pessoal/social com as redes sociais, mais sim fazer um alerta, caso você passe a desprezar o contato pessoal e passe a utilizar quase que unicamente as redes sociais, você simplesmente não ira agregar nada em sua vida, pelo contrario do que adiante ter diversos amigos virtuais se eu não possuo uma verdadeira interação com eles?

Recomendo que reflitam sobre este tema, pois muitos podem estar navegando para este caminho.

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá. Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail