O comunicador de 2021, além da web 2.0

Quem estuda Comunicação sabe que dentro dessa área sempre tem alguém discutindo o futuro da mídia. Alguns são pessimistas prevendo fim de tudo, outros mais realistas apontam para um novo começo. Para estudantes como eu, que pretendem seguir uma linha voltada à comunicação digital, o futuro é tão nublado quanto uma tarde em São Paulo. Saber em que linha de pensamento acreditar pode influenciar bastante sua vida profissional, desde o momento da escolha do estágio. Não é à toa que optei por um estágio na área de marketing digital. Como estudante de jornalismo e curioso por marketing, meu estágio me permite aprender técnicas e vivências reais dos dois lados da moeda e isso acrescenta muito na minha formação.

Mas entre o emaranhado de idéias sobre o futuro das mídias que surgem todo dia, eu me surpreendi com o pensamento de um famoso estudioso do assunto: Ignacio Ramonet. O cara é um jornalista francês que já escreveu uma porção de artigos sobre um novo jornalismo (neojornalismo) que está surgindo. E isso influencia diretamente na vida profissional de gente como eu, ainda em preparação para o mercado de trabalho e de gente que já trabalha na área, nos milhares de blogs, portais de notícia, agências de marketing digital espalhadas por todo o país.

Segundo Ignacio, está nascendo o neojornalismo. Um jornalismo totalmente web 2.0, onde todo mundo fala e ao mesmo tempo é ouvido. No neojornalismo, as redes sociais ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes do poder de saírem dizendo o que pensam por aí. Lógico que Ramonet demonstra que aqueles profissionais que se prepararam formando uma boa base de conteúdo, absorveram técnicas e se adaptaram facilmente às exigências do novo mercado, terão um maior lugar ao sol.

Quer dizer que esta tendência pode na área de marketing digital, revelar quem será o jornalista bem sucedido de amanhã no neojornalismo. Ignacio Ramonet diz que no futuro essas grandes mídias que conhecemos hoje continuarão a existir, mas estarão estreitamente ligadas à web. O profissional do futuro da área de comunicação terá que lidar com algumas habilidades que podem ser desenvolvidas desde já. Ser capaz de dominar o marketing de divulgação de seu veículo na web, criar conteúdo interessante para distribuir a seus seguidores e ao mesmo tempo com um senso comercial apurado que garanta apoio publicitário a seus projetos e garanta um salário bacana que pague as contas no fim do mês.

Ramonet lançou no mês passado “A explosão do jornalismo”, livro francês ainda sem tradução no Brasil, onde o cara disseca o que pode ser o futuro dos profissionais digitais. Para quem não tem paciência com teóricos ou não está a fim de gastar dias e dias em uma tradução da esnobe língua francesa para nossa linguagem pindorama, recomendo que leia a entrevista por Ignacio Ramonet ao \”Outras palavras\”. É uma profecia em tempo real sobre o profissional de comunicação.

PUBLICADO POR

Darlon Silva

Estudante de Jornalismo, curioso por marketing e apaixonado por redes sociais. Produtor de conteúdo para a Web, pretende viver de literatura um dia.

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