Aprenda a “falsificar” uma conta verificada do Twitter

Em 2009 o Twitter introduziu o “verified account” (conta verificada) através da implementação de um selo de autenticação que permite que as pessoas demonstrem para seus seguidores que aquele perfil é realmente o oficial. Sabemos que existem várias personalidades presentes no Twitter que na verdade não são elas, então o selo de autenticação ajuda você a saber que quem esta por trás daquele perfil é a pessoa mesmo.

O selo de autenticação aparece no perfil da pessoa, logo ao lado do seu nome real, como mostra a imagem abaixo:

obama-conta-verificada

Barack Obama possui o selo de autenticação, que exibi o título “perfil verificado” quando você passa o mouse em cima.

Mas para conseguir a sua conta verificada não é tão simples quanto parece, antigamente não era barato também, custava cerca de 15 mil dólares. Mas as coisas mudaram, pelo menos segundo a sessão de ajuda do Twitter afirma que a conta verificada pode ser feita através de pedido e também ligando o seu site com o seu perfil no Twitter, como você pode ver neste link.

Se você não consegue verificar a sua conta de uma forma simples, pode tentar um métodos alternativo. Na verdade, este post acaba servindo como um alerta, já que aquele selo de conta verificada que você viu no perfil de uma pessoa talvez não seja realmente real. Acontece que algumas pessoas perceberam que no novo design do Twitter, lançado em Outubro/12, o selo fica em cima da imagem de capa, deixando uma “brecha de segurança”.

Crie uma imagem que será usada como imagem de capa e nela você cole o selo (que pode ser encontrada no sprite do site mesmo) de forma que ele fique alinhado com o nome. Provavelmente você precisara enviar a foto algumas vezes até acertar a altura certa da imagem. O resultado será algo como mostra o perfil abaixo, que não é verificado de verdade.

twitter-fake-verified

 

Como as pessoas vão saber se é real?

Enquanto o Twitter não realizar nenhuma atualização referente a este problema, a única forma de saber se o perfil é realmente verificado é colocando o mouse em cima do selo. Se ele for realmente verificado (como é caso do perfil do Barack Obama), o texto “perfil verificado” irá aparecer.

Então fique de olho e evite ficar enganando as pessoas com este pequeno truque.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail