Amazon no Brasil. Uma novela que vai durar mais alguns meses.

Já faz bastante tempo que os brasileiros esperam pela chegada da poderosa Amazon as nossas terras. Fundada em 1994 e lançada em 1995 nos EUA, a Amazon é um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo. Sabendo o quão promissor é o mercado brasileiro neste setor de compras online, a empresa sempre se mostrou interessada.

Apesar de muitas especulações, foi em Março de 2012 que houve fortes rumores de que 1º de Setembro seria a data que finalmente a empresa iria estrear por aqui. Chegando perto da data, a história toda foi revogada. Segundo informações da Brasil Econômico, a empresa adiou para Junho de 2013 a sua entrada.

A chegada de uma empresa deste tamanho com certeza iria mudar o mercado de vendas online, principalmente na parte do mercado editorial. Com uma ótima reputação de pós-venda nos EUA, um know-how imenso na área de livros digitais e sucesso nas vendas dos Kindles (tablet/leitor digital da empresa), a empresa teria um grande mercado a explorar por aqui. Segundo informações, em 2013, com a sua chegada, deve começar comercializando livros, CDs/DVDs e seus produtos eletrônicos (e-reader, etc).

Essa entrega com certeza vai demorar a chegar por aqui. 🙁

Mas alguns rumores da mesma notícia deixaram no ar a possibilidade de suas vendas de livros em formato digital realmente cheguem ao país antes. A sua plataforma de publicação e vendas de livros neste formato é muito forte, e na verdade já funciona para quem tem um cartão de crédito internacional.

E só de curiosidade, nesta semana também a empresa conseguiu legalmente os direitos do endereço www.amazon.com.br, que até agora eram de uma empresa brasileira do setor de TI.

E agora, o que podemos esperar?

Quem trabalha com comércio eletrônico deve estar feliz (principalmente o Mercado Livre), mas eu, como consumidor, fiquei frustrado. Tenho certeza que a chegada desta empresa ajudará bastante o mercado a evoluir.

Resta-nos aguardar!

Obs.: Curiosidade do dia. Você sabia que o sorriso do logo da Amazon também é para significar uma seta que aponta da letra “A” até a letra “Z”, ao estilo “Você encontra tudo de A a Z”? (essa é velha)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail