Agora é oficial, a porta 25 (utilizada para envio de emails) deve ser bloqueada.

Apesar de não ser muito popular entre as principais ferramentas de envio hoje em dia, a porta 25 do servidor de envio de emails se tornou uma dor de cabeça para o Brasil por ser uma das principais portas utilizadas para o envio de SPAM. Este fato garantiu o Brasil um dos primeiros lugares do ranking dos maiores spammers do mundo!

A solução encontrada é “banir” a utilização desta porta pelos provedores de email, desta forma, deve-se usar outras portas que possuam mais segurança através da autenticação. Isto irá afetar apenas os envios de emails, principalmente para quem costuma usar programas de desktop para gerenciar os seus emails (Como o Outlook ou Thunderbird).

Você pode conferir mais informações sobre a troca de portas no site www.antispam.br.

Você pode conferir mais informações sobre a troca de portas no site www.antispam.br.

Para quem usa serviços de email através do navegador, como Gmail, Yahoo, Hotmail, etc, não tem muito com o que se preocupar, já que praticamente todos os principais serviços de email já utilizam a porta 587 para fazer a tarefa de envio das mensagens. A Porta 587 é conhecida por ter o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) que através da autenticação torna o envio mais seguro. A regulamentação do uso desta porta não é nenhuma novidade, na verdade, a proposta para bloqueio dela existe desde 2009, proposto pela CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Você pode conferir o documento oficial aqui.

Mas é importante deixar claro que o uso da porta 25 no ambiente corporativo não deve ter problemas, já que elas devem estar livres destas exigências visto que muitas empresas ainda usam ferramentas de email para desktop.

Caso você trabalhe na área de email marketing da sua empresa, vale a pena dar uma pesquisada para ver se os servidores utilizados pela sua empresa e/ou pela ferramenta que você utiliza para o envio estão de acordo com as regras, já que elas começam a valer a partir do dia 1º de Janeiro de 2013.

Já se você costuma usar algum programa para gerenciar os seus emails pessoais no seu computador, não custa dar uma conferida e caso tenha problemas após o dia 1º de Janeiro de 2013, entre em contato com o seu provedor de email.

Você pode ter acesso a mais informações sobre a mudança acessando o site “AntiSpam.br” da CGI.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail