Advergame resgatando o clássico dos jogos “Point and Click” #cirandablogs

Em uma época de aplicativos para Android e iOS, fazer um advergame no estilo clássico dos anos 90 é no mínimo ousado – e talvez a ação mais legal dos últimos tempos. Recentemente tive o primeiro contato com o trabalho da Icatu Seguros, empresa que criou o jogo “Vivendo e Aprendendo”. O game funciona dentro do navegador, tem integração com o Facebook, funciona em capítulos e pode ser acessado pelo link vivendoeaprendendo.com.br.

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O jogo conta a história de um detetive chamado Aguinaldo Boaventura, que recebe um pacote muito estranho. No pacote há um smartphone especial que ele usa para viajar no tempo. Essa ferramenta desenrola diversas histórias, onde o objetivo principal é mostrar ao jogador que as suas ações hoje tem influência direta no seu futuro (por isso a importância de um seguro, entendeu?).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=fpRPA0yby4M /]

Talvez o que mais tenha chamado a atenção é o fato de resgatarem o estilo clássico dos “Adventure Games“, também conhecidos como “point and click” (aponte e clique, em tradução literal). Este estilo de jogo foi muito popular no passado e hoje foi completamente esquecido pelas grandes empresas de jogos eletrônicos, uma pena para um estilo que foi o principal estilo de jogos de computador nos anos 80-90.

Se você tem interesse por este estilo de jogo e entende um pouco de inglês, recomendo assistir o pequeno documentário “All Your History: Adventure Games” do canal americano Machinima, que conta em 5 episódios a história deste estilo que foi o primeiro contato de muitos nós com os jogos de computador.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jEQLcSvjLbA /]

Voltando ao “Vivendo e Aprendendo“… outro ponto que também chama bastante atenção para o jogo é o fato de ele ser muito bem construído, um investimento realmente grande para uma ação na internet e que não envolve apenas divulgar, mas deve cativar as pessoas a usarem. A verdade é que desenvolvimento de uma ação assim envolve custos altos e quase sempre isso assusta marcas que procuram este formato. O que muitas empresas não percebem é que um trabalho desses tem um valor muito maior para a marca do que uma campanha de comerciais de 30” durante a novela, que facilmente deve custar mais que uma ação como esta.

Uma das ações para a divulgação do jogo foi feito com os Irmãos Castro, produtores de conteúdo muito conhecidos no Youtube. Neste vídeo eles jogam e comentam a primeira etapa do jogo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kL0TOB1HmX4 /]

Infelizmente não temos acesso a informações do número de participantes e nem quantas pessoas ainda estão jogando, portanto fica difícil de avaliar o sucesso de uma ação deste tamanho. De qualquer forma, com sucesso ou não, achei o projeto ousado e memorável, principalmente se formos analisar apenas o mercado brasileiro de ações digitais, que ainda é muito pequeno.

Atualização:

O pessoal da Icatu Seguros mandou um infográfico com as principais informações da ação da empresa. Vale a pena dar uma olhada para entender melhor o resultado do projeto.

infografico-vivendo-aprendendo-midiatismo

Post original: 12/07/2013

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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