A teoria dos ”seis graus de separação” direto do Facebook.


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Já imaginou que você pode estar a 6 pessoas de encontrar com Steve Jobs? Não é exagero. Existe uma teoria, criada em 1967 pelo psicólogo Stanley Milgram, que estuda conexões entre eu e você. Ela levanta a hipótese de que todas os indivíduos no mundo se relacionam com qualquer outro com o intermédio de no máximo seis pessoas. Mas o que isso tem a ver com o Facebook?

Em parceria com o Yahoo, a rede social mais famosa do globo terrestre resolveu testar a tal teoria dos ”Seis Graus de Separação”. A dinâmica será bem simples. Um usuário deverá enviar uma mensagem para um de seus amigos, e esse enviará para outro de sua rede e assim segue até que o alvo estipulado seja atingido. A ideia é escolher o amigo mais pop, aquele que poderia ter maiores chances de encontrar com o usuário final. Bem mais moderno do que no experimento de origem feito através de cartas (as empresas de postagens devem ter trabalhado bastante na época).

A intenção é medir a distância social entre duas pessoas não necessariamente conhecidas entre si. O nome dessa aventura é Small World e pretende colocar um ponto final na discussão. E o mais legal? Você pode entrar na brincadeira! É só acessar o site oficial do estudo, fazer o cadastro e pronto, começar a caça pelas ”pessoas-alvo”. Acesse por aqui e depois comente como está sendo sua experiência científica online. Ah, e se alguém encontrar Tim Berners-Lee por aí digam que eu o amo!

PUBLICADO POR

Cyntia Bravo

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail