A publicidade mudou/evoluiu. E agora?

Quando as pessoas dizem que a publicidade está evoluindo elas não estão brincando. Hoje temos milhares de novos formatos e ferramentas disponíveis do que a 20-30 anos atrás e, portanto, fica cada vez mais difícil saber qual a melhor forma de atingir o seu público.

Ao mesmo tempo que fica mais complicado decidir qual usar, também fica mais fácil se aproximar destes consumidores, já que as ferramentas permitem segmentações mais complexas.

Veja este gráfico, mesmo sendo de 2009, ele mostra mais ou menos a situação que temos hoje em dia e a compara com os formatos de publicidade disponíveis em 1980.

 

Imagem da Publicidade: Antes e Agora

O número de ferramentas é maior, algumas das ferramentas proporcionam diversos formatos. Sem contar que não apenas a comunicação mudou, mas também o consumidor, ele espera algo diferente.

Mas e agora, o que devemos fazer?

Ler, estudar, pesquisar e trabalhar mais! A medida que surgem novos formatos, um bom profissional deve ter conhecimento sobre ele. Não precisamos ser experts em todos formas de publicidade que existem, mas é fundamental saber quais existem e como estas funcionam.

Como mencionado anteriormente, o consumidor também mudou e ele está cada vez mais exigente. Somos bombardeados diariamente com conteúdo publicitário e com o tempo, aprendemos a simplesmente ignorá-los.

Estas são as novas ferramentas, agora temos que aprender a utilizar elas coerentemente.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail