A ‘Memologia’ do Facebook em 2011

2011 foi com certeza um ano onde o Facebook ganhou muito destaque em nosso país. No resto do mundo ele também cresceu muito, mas no Brasil ele realmente chamou atenção da mídia e começou a ser adotado, deixando o Orkut cada vez mais preocupado com o seu futuro.

Os dados desta “Memologia” (se é que essa palavra é realmente usada por alguém) estão presentes nesta aba da fan page do Facebook, onde você poderá ver os “top 10” em diversas categorias e também os assuntos mais comentados dentro da rede social em alguns países.

No Brasil, por exemplo, os assuntos mais comentados em 2011 foram:

  1. UFC
  2. Vasco da Gama
  3. Morte de Amy Winehouse
  4. Morte de Osama Bin Laden
  5. Flamengo
  6. Exaltasamba
  7. Corinthians
  8. Slipknot
  9. Playstation 3
  10. Ronaldinho Gaúcho

Esta lista, que foi divulgada bastante nestes últimos dias depois de sua divulgação, estão mostrando que a “cultura popular” está realmente chegando com força a rede social de Zuckerberg, mas também mostra que grandes eventos constroem esta lista.

Muitos provavelmente já tinham visto essa notícia antes, já que ela tem praticamente 1 semana que já foi publicada nos principais blogs da área de mídias sociais. Eu trouxe ela agora porque achei realmente interessante uma observação feita pelo pessoal do TechCrunch, neste post mais especificamente.

Como vocês puderam ver neste outro post, sobre os principais tópicos do Twitter em 2011, as notícias de grande escala tem muito mais audiência no microblog. Por isto, Josh Constine, do TechCrunch, observou que no Twitter o mais comum eram eventos em tempo real, desastres naturais e esportes, enquanto no Facebook o mais comum são mortes de celebridades e notícias mundiais.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail