90,8% dos internautas brasileiros estão em alguma rede social

Nos últimos tempos não tenho trazido muitos infográficos por aqui, acho alguns dados muito vagos e nem sempre trazem alguma informação relevante. Dessa vez trago aqui o infográfico publicado pela Revista Galileu que resumiu os dados de uma recente pesquisa da Comscore em apenas uma imagem.

São dados de uma pesquisa, devem ser usados com cautela. De qualquer forma, podemos destacar aqui alguns valores que, mesmo não sendo exatas, mostram parcialmente como está a situação atual:

  • Mais de 90% das pessoas com acesso a internet está em alguma rede social. Eu não duvido deste dado, só não tenho muita certeza o que é considerado “um internauta”. Mesmo assim, podemos ter certeza que as mídias sociais são um destino certo para grande parte das pessoas que tem acesso a internet. Ativas ou não dentro do serviço, as pessoas visitam. Conheço pessoas que não tem perfis em redes sociais, mas isso não quer dizer que estas não sejam influenciadas ou mesmo visitem blogs e outras ferramenta semelhantes. Então dizer que “90% dos internautas estão nas redes sociais” é um dado muito interessante, mas eu poderia dizer que 99% dos internautas se relaciona com as mídias sociais (Facebook, Youtube, Blogs, etc) de alguma forma;
  • A pesquisa mostra que 11,8% dos internautas se inscreveram no Twitter nos últimos 3 meses. Será que esse dado complementa a pesquisa que disse que houve queda de 24% nos últimos 12?
  • A eterna briga entre os sexos ganha mais um capítulo quando falamos de internet. Neste infográfico eles falam que 58% dos usuários são do sexo feminino. Esta informação é inegável (já a porcentagem não tenho tanta certeza). Mas, de fato, as mulheres estão em maior número dentro das mídias sociais. Mas este é um número genérico, será que realmente significa algo?
  • 2 em cada 3 usuários dão algum feedback para as marcas nas redes sociais. Mas é importante ressaltar que isto acontece de forma direta e indireta. Eu não lembro de ter enviado diretamente um comentário sobre determinado produto para a marca, mas indiretamente faço isso ao expor online minhas opiniões e as compartilhar com todos.

Clique para ampliar.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail