5 formas de aprender mais sobre Marketing Digital gratuitamente


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Se tem algo que os profissionais de marketing digital não podem reclamar é de falta de informações. É verdade que bons cursos, consultorias e eventos podem custar algum dinheiro, mas é completamente possível aprender muito e de forma gratuita.

Neste post vamos listar 5 itens que certamente podem ser muito úteis para quem quer aprender e crescer no tema.

Blogs especializados

Existem ótimos blogs no Brasil, sejam eles especializados em um único tema ou mais genéricos. Uma boa forma de escolher alguns para acompanhar é com a lista dos melhores blogs de marketing digital de 2011, aqui do Midiatismo mesmo.

Uma diferença dos blogs é que neles a conversa já está acontecendo há algum tempo. Não há uma sequência lógica entre um post e outro e muitas vezes quem é novato acaba ficando um pouco perdido.

eBooks e Webinars gratuitos

eBooks e Webinars agradam muito porque tem começo, meio e fim claros. Para alguém que não tenha ainda a base do assunto, é uma ótima forma de conseguir uma boa noção, entender como funciona e depois partir para os acompanhamentos mais avançados.

Boas sugestões podem ser encontradas na página de eBooks e webinars de marketing digital da Resultados Digitais, que contém materiais de AdWords, Leads, Mídias Sociais, etc. A Biblioteca Virtual do Midia8 também oferece diversas opções gratuitas, mais de 412 para ser mais específico.

Eventos e palestras

Ocasionalmente vemos universidades ou empresas patrocinando alguns eventos sobre marketing digital e trazendo palestras gratuitas de bons especialistas.

São pessoas com muita experiência e não só transmitem isso em suas apresentações como também costumam ficar disponíveis para um bate papo ou para tirar dúvidas ao final.

Também é muito comum que palestras sejam transmitidas gratuitamente online.

Acompanhe especialistas nas mídias sociais

Especialistas em Marketing Digital costumam ler o tempo todo sobre o assunto e sempre possuem bons conteúdos para indicar.

Um lugar em que eles fazem isso com frequência é no Twitter. Por isso não limite-se só ao blogs, siga essas pessoas no Twitter e veja que outros artigos e materiais essas pessoas estão lendo e aprendendo.

Novamente, a lista de melhores de 2011 aqui do Midiatismo é um bom ponto de partida.

Uso de uma marca cobaia para tentativa e erro

Apesar de um pouco mais trabalhosa, essa opção é muito interessante para quem quer focar no aprendizado.

Escolher um tema que você goste ou então usar a marca pessoal para criar uma presença online é uma forma muito efetiva de aprender.

Para a empresa é complicado se arriscar e correr o risco de manchar seu histórico ou previsões. Já para uma marca inventada como cobaia, pode-se fazer qualquer coisa com a expectativa única de aprendizado, não de resultado

Quer descobrir se as pessoas vão seguir de volta se você seguir no Twitter? Se uma mudança pequena na estrutura do site vai causar alterações no rankeamento do site no Google? Vale a pena escrever em uma frequência maior? O cobaia é perfeito para descobrir esse tipo de coisa.

PUBLICADO POR

André Siqueira

André Siqueira é consultor e gerente de marketing digital da Resultados Digitais

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail