5 Dicas do que você não deve fazer nas Mídias Sociais

importância das mídias sociais para os negócios é um ponto a ser analisado pelos donos ou gestores de uma empresa, assim no último artigo que escrevi aqui no Midiatismo dei 5 dicas para o sucesso do seu negócio nas mídias sociais que são a base para que suas ações sejam bem sucedidas nesse ambiente. Nesse artigo irei mostrar o outro lado da moeda dando cinco dicas do que não deve ser feito nas mídias sociais. São elas:

Vender, Vender e Vender!

As mídias sociais não são um lugar para se vender e sim para se ter proximidade com público, as vendas são consequência de um relacionamento. Por isso, não use desse ambiente para divulgar, divulgar e divulgar suas promoções e sim para se relacionar. Recomendo a leitura do artigo As redes sociais vendem? Para aprofundamento desse ponto.

Ops! Errei!

Se errou e percebeu bem rápido, retire o erro do ar. Mas se demorou a ver, você pode ter duas saídas: Se for no twitter ou facebook envie outras mensagens no momento que viu o erro para tentar abafar o caso, mas se não der certo e o  “vacilo” já percorreu na web o melhor e se desculpar para todos. Caso o seu erro foi em outras mídias como: Youtube, Vimeo, Videolog, no blog coporativo da sua empresa, Slideshare, enfim, qualquer outra mídia que a informação disseminou, o melhor a fazer é se desculpar pelo ocorrido. Não tente enrolar o público, pois o efeito poderá ser ainda pior.

Usar script, técnicas proibidas e sites que prometem muitos seguidores.

Não use scripts, técnicas proibidas e/ou sites que prometem milhares de seguidores, visitantes, enfim, não use esses artifícios para ganhar popularidade e/ou visibilidade ao seu negócio. Para ilustrar vou citar duas situações que devem ser evitadas:

1 – Para se ganhar seguidores no twitter existem diversos sites que prometem isso, mas, o uso dessas ferramentas não irão acrescentar em nada, e, mais, poderá dar dor de cabeça no futuro. Para fazer testes criei um perfil no twitter e usei esses sites, o resultado foi o que eu já sabia ganhei vários seguidores, mas, nenhum deles de “qualidade”.

 

Esses sites não selecionam as pessoas que irão te seguir. Com certeza você terá melhores resultados com poucas pessoas te seguindo, mas que o fizeram por espontaneidade do que com pessoas que te seguiram por esses sites (ou programas). Imagine que seu interesse seja tecnologia, qual é a vantagem de ter um seguidor que, por exemplo, odeia tecnologia e gosta de futebol, coisa que você repugna. Tenho resultados bem melhores com um perfil com poucos seguidores, mas que o fizeram por livre e espontânea vontade do que com o perfil que tenho seis vezes mais seguidores, mas vindos desses sites.

 

2 – Com o intuito de ganhar mais visitantes para seu site e/ou blog algumas pessoas utilizam de técnicas proibidas para se dar bem nos buscadores (Ex: Google). Com o intuito de melhorar sua posição eles utilizam as técnicas proibidas tambem chamadas de Black hat.

 

Desprezar alguém.

 

Na internet não podemos mensurar o que uma pessoa é capaz de fazer e qual e sua capacidade de difundir uma informação, então nunca despreze ninguém que está insatisfeito com seu produto/serviço, pois, podemos ter um grande problema no futuro. São vários os exemplos de pessoas que ficaram insatisfeitas com uma empresa e que por não ser atendido criou vídeo denegrindo-a e que estouraram de visualizações, ou pessoas que fizeram reclamações nas redes sociais e essas informações se espalharam.

 

Não dar crédito a fonte.

 

Se inspirou em um artigo alheio para fazer o seu ou copiou e colou esse artigo no blog da sua empresa, usou imagens de outrem, Twitou uma mensagem que não é sua, disponibilizou um vídeo de terceiro ou postou qualquer coisa que não é sua, mas você quer  “repassar para frente”, dê o crédito para o autor.

 

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

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