44.500 retweets ou 44.500 curtidas? Case da Nissan usa Twitter e Facebook.

E se a cada curtida ou retweet que você recebe-se deixa-se você mais próximo de um carro novo? “Tudo no Nissan Tiida e no Tiida Sedan foi pensado de um jeito inovador. Até a forma em que você vai pagar por eles” é a promessa da empresa automotiva que lançou a sua promoção “Eu quero trocar meu carro por este carrão.” em seu site, Nissan.com.br.

Nissan, curta mais e não pague nada.

Ponto Positivo:
Quem não quer ganhar um carro, não é verdade? Com um objetivo em comum e duas ferramentas propícias, a Nissan optou por oferecer recompensa a aquele que conseguir mais retorno sobre a propaganda gratuita que fizer para a empresa.

Procurando conseguir 44.500 curtidas ou retweets vai criar um buzz forçado, com certeza. Inclusive fiquei sabendo da promoção através de tanta gente comentando sobre o quão impossível ela se torna.

A empresa com certeza gerou bastante menções no Twitter, como você pode ver aqui. A questão é, qual será o retorno deste buzz?

Ponto Negativo:

É o velho uso do perfill das pessoas nas mídias sociais sendo usado como plataforma de publicidade “forçada”. Será que as pessoas gostam de serem usadas como plataforma de propaganda involuntária? Pelo jeito parece que sim, mas depende da recompensa que isso vai lhe trazer.

O case é semelhante ao já mostrado no post “Curtir mais, pagar menos. Compra coletiva é bom para quem?” (postado originalmente no Midiatismo), na verdade é uma variação onde a forma de recompensar pelas “curtidas” e “retweetadas” é um pouco diferente, premiando apenas uma pessoa.

O objetivo, quase impossível diga-se de passagem, é algo que assusta muito e talvez tenha sido o fator que mais trouxe buzz para esta promoção. Vi bastante gente reclamando deste fato, mas acredito que tenha sido apenas uma falha de comunicação da empresa, pois em seu regulamento consta a seguinte informação:

3.3. Caso ao final do período de participação – 22/12/2010 – nenhum participante atinja o número de ‘Retweets ou ‘Curtir’ indicados no item 3.2, será(ão) considerado(s) vencedor(es) o(s) participante(s) que em primeiro lugar mais se aproximar(em) do número acima indicado em cada rede social.

Confira o resto do regulamento

O valor de cada ReTweet e Curtir
[rating:4]

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail