3 dicas para o uso de mídias locativas a favor dos negócios

Baixo custo e facilidade de acesso são algumas das características do Foursquare e de outras mídias locativas similares como o Facebook Places, Brightkite, Gowalla e Yelp. Tendo em vista esses dois pontos, o marketing digital não tardou a se apossar da nova ferramenta. “Se você quer tentar um serviço baseado em serviçoes de geolozalização, é fácil de começar. Primeiramente, veja se o seu negócio já listado em serviços populares na sua área, se estiver, torne-se proprietário e tenha certeza de que as informações listadas estão completas e corretas, mas, se não estiver, faça você mesmo”, aconselha @RivaRichmond, no The Wall Street Journal.

O próximo passo seria preparar um plano para usar o serviço efetivamente, mas, sempre de forma descontraída. Nas mídias sociais, tentar vender algo com muita formalidade pode ser um #fail, mas, usando da irreverência e do bom-humor, o sucesso pode ser facilmente alcançado. Lembrando que é importante reforçar visualmente dentro do estabelecimento que os consumidores podem fazer o check-in no seu negócio. Relembrar isto através das newsletter e de posts no Facebook e no Twitter também podem ajudar. @RivaRichmond ainda dá 3 dicas básicas para aproveitar melhor o potencial dessas novas mídias:

  1. Ofereça retorno ao cliente. Muitas vezes, mesmo que você não faça nada, as pessoas podem descobrir seu negócio através dos serviços de geolocalização. Aproveite para amplificar este efeito prometendo brindes ou descontos para os clientes. E, se o consumidor fizer algo mais, como adicionar dicas ou comprar outros produtos, sempre ofereça mais algum tipo de brinde.
  2. Dê valor a clientes fiéis. Muitos bares já oferecem aos ‘mayors‘ um drink de graça ou um desconto. Outros vão mais além e até dão presentes aos clientes que completam seu quinto ou décimo check-in, por exemplo. Há também empresas que, assim que qualquer pessoa faz um check-in no seu estabelecimento, já recebe um cartão valendo 100 dólares.
  3. Realize eventos para estreitar as relações. Além de promover um certo buzz na Internet, os eventos servem para que o cliente sinta-se cada vez mais próximo da empresa. Além disso, o cliente satisfeito, certamente indicará a empresa que mais lhe agradou. Um ponto importantíssimo destes eventos seria a possibilidade de conhecer ainda mais o seu cliente e assim poder oferecer produtos e serviços que possam satisfazê-lo ainda mais.

Confira a reportagem completa aqui. Veja também mais dicas sobre clientes no Foursquare. (Ambos em inglês).

PUBLICADO POR

Eloy Vieira

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente trabalha na @mentesdigitais com monitoramento e mensuração de mídias sociais e tem interesse em estudar Comunicação Digital com foco em Jornalismo Digital e suas relações com as Mídias Sociais.

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