2011, o ano da “gamificação” das mídias sociais?

Já faz algum tempo que eu estava navegando por aí e acabei encontrando a apresentação de Gabe Zichermann “The Year of Gamification” (O Ano da Gamificação, em tradução livre), onde o autor defende que a evolução das mídias sociais para este estado de “games” vai ser ainda maior.

Podemos encontrar grandes exemplos desta afirmação, já que vemos serviços como o Foursquare e GetGlue crescendo absurdamente rápido. Jogos como Colheita Feliz e Farmville tiveram são auge em 2010, mas novas ipos de jogos semelhantes as estes continuam fazendo sucesso e tendo uma penetração cada vez maior nessa camada de internautas.

Segundo o próprio autor, podemos definir a “Gamificação” como:

O processo de usar a mecânica e inteligências dos jogos para resolver problemas e engajar usuários.

A apresentação é fantástica, mostra desde a explicação da evolução dos conceitos de recompensa, até a explicação de porque isto está acontecendo agora. Podemos encarar como uma das grandes tendências dos próximos anos.

[slideshare id=6852599&doc=gamification-time-smw-110208112603-phpapp01]

E recentemente encontrei estes slides do pessoal da PaperCliQ, tratando e exemplificando melhor o tema apresentado:
[slideshare id=7416452&doc=gamificacaonasmdiassociais-110328093920-phpapp01]

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail