#2011: Gamificação, quem?

Veja também nossa retrospectiva sobre Facebook, Orkut e Google+ no Brasil e também sobre o uso do Mobile Marketing no Brasil.

Lembro que no final de 2010 ouvimos falar muito da gamificação, era uma das tendências que acabaram não se confirmando (pelo menos aqui em nosso país). Em teoria era muito legal, mas na prática é sempre mais complicado, não é mesmo?

Não culpo ninguém (e espero que ninguém me culpe também), mas a gamificação é uma coisa muito legal e que realmente ganhou muito destaque em 2010 e 2011 no mundo das mídias sociais, mas devemos entender que é muito complicado aplicar de forma plena em qualquer lugar. Mas não fique triste, porque a gamificação realmente existe e esta entre a gente, mas claro, não esta em todos os lugares como muitos de nós prevíamos ou queríamos.

Gamificação da presidência?

Para complementar este texto quero também lembrar de um post nosso de algum tempo atrás, onde o autor da apresentação postado no SlideShare tenta desmistificar alguns mitos em torno da gamificação e explicar um pouco melhor como tudo isso realmente funciona. Você pode ver esta apresentação neste link.

Podemos esperar que em 2012 veremos mais gamificação aplicadas as ações de marketing digital? Claro que sim, mas nem sempre vamos percebê-las como ações com inspiração nos games. Provavelmente vamos ver muito mais delas na internet do que em nosso dia-a-dia no Brasil, isso você pode ter certeza.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Leia mais sobre
, , ,
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail