#2011: Facebook chegou ao Brasil! Mas e o Google+?

Essa semana vamos trazer aqui alguns textos com o objetivo de fazer uma rápida análise de alguns pontos que chamaram atenção em 2011.

Hoje vamos falar da chegada do Facebook ao Brasil. Sim, ele estava aqui antes, mas foi neste ano que o serviço conquistou seu espaço na barra de favoritos de muitos brasileiros. Em 2011 foi possível ver a rede social de Mark Zuckerberg ser usada em diversas ações em mídias sociais, tanto pelas pequenas empresas quanto pelas grandes empresas de nosso país.

Não sei de você, mas eu considero uma rede social “consolidada” em um país/região quando ela é usada por campanhas de marketing, e até então, é apenas mais um serviço vagando por aí (quando será que vamos ver alguém usando o Google+ para promoções?).

Facebook tem gerado muita discussão no Brasil e não é por causa de seus problemas de privacidade (que em geral já estão resolvidos), mas sim com a dita disputa pela primeira posição no ranking de maior rede social do país. Sua disputa, quase sem sentindo, na verdade é idealizada mais pelos usuários do que pelos serviços.

O resultado de toda esta disputa foi uma enxurrada de pesquisas, notícias, posts, vídeos e infográficos tentando comprovar quem na verdade esta na frente. Será que o Orkut ainda está na frente do Facebook? Outro resultado de tudo isto foi a cobrança em cima do Google+, a nova investida do Google que chegou neste ano.

O que mais se fala no momento é como e quando o Google+ vai conseguir ultrapassar o Facebook, mesmo que todos saibam que a rede social de Zuckerberg é mais de 10x maior que a investida social do Google.

O que podemos esperar para 2012 então? Com certeza vai ser um ano interessante para ambas as empresas. A tendência é simples, as redes sociais vão crescer ainda mais com o número crescente de internautas e isso deixa a “disputa” pelo primeiro lugar ainda mais interessante.

Talvez o Google+ chegue perto do Facebook em número de usuários, apesar de ser muito difícil de acreditar que ele consiga crescer assim tão rápido. Independente de quem estiver na frente o importante é estar atento a todas e saber como utilizar estas ferramentas para o marketing.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail