#2011: Ano da mobilidade? No Brasil parece que ainda não.

Eu sou um entusiasta do uso dos dispositivos móveis, inclusive fiz um mini blog sobre o assunto algum tempo atrás, o Publimob. Também faço algumas apresentações sobre o assunto, como a de “8 Tendências do Mobile Marketing no Brasil“. Mas olhando para traz neste ano ainda não fico satisfeito com a utilização de ações de mobile marketing em nosso país.

O número de linhas telefônicas no Brasil já é maior do que a população do país. Ou seja, usando dados divulgados pela imprensa, temos em nosso país algo em torno de 1,2 linhas por pessoa em média. Isso é um alcance muito alto mesmo e praticamente nenhuma empresa no Brasil esta sabendo utilizar esta tecnologia de forma eficiente. Mas também não podemos crucificar ninguém, afinal, como divulgado recentemente, Brasil é um dos países mais presos a web “desktop.

Em 2012 o número de pessoas com telefone celular vai aumentar muito e assim também será com os usuários de smartphones. A tendência é que o alcance aumente muito, não há mais desculpas para não ao menos pensar em usar esta ferramenta.

Neste ano vimos aqui no Brasil muitas ações envolvendo os dispositivos móveis, mas ainda é muito pouco perto do tamanho que esta tecnologia tem. Vimos alguns exemplos interessantes, como por exemplo a criação de jogos patrocinados, aplicativos, etc

Se a sua empresa ainda não tem uma presença neste formato, já comece a preparar o seu site no formato mobile para o começo de 2012. O número de acessos com certeza vai aumentar e as informações que você tem online devem poder ser acessadas de qualquer formato e tamanho de tela.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail